(Reuters) – A Equatorial Energia assinou nesta quinta-feira um acordo para comprar a Echoenergia do fundo britânico de private equity Actis por 6,657 bilhões de reais, informou a companhia em fato relevante ao mercado.

A notícia foi antecipada pelo site de finanças Brazil Journal e depois confirmada pela Reuters com fonte.

As ações ordinárias da Equatorial Energia aceleraram as perdas diante da reportagem e caíram 3,9% ao final dos negócios, a 23,44 reais.

A Equatorial destacou que a operação faz parte da sua estratégia de crescimento e permitirá a ampliação da sua capacidade operacional por meio da geração de energia renovável.

A Echoenergia possui aproximadamente 1,2 GW de capacidade eólica, sendo 1 GW já operacionais e 0,2 GW em estágio de construção avançado, além de portfólio de projetos prontos para construir, os quais totalizam 1,1 GW de capacidade (10% eólico e 90% solar).

Os ativos operacionais, em construção e em desenvolvimento estão localizados na região Nordeste do país, abundante em recursos eólicos e solares ressaltou a Equatorial.

A conclusão da operação está sujeita a determinadas condições precedentes usuais a este tipo de transação, como à aprovação do órgão antitruste Cade, anuência de credores e aprovação em assembleia de acionistas.

Mais cedo, uma fonte afirmou à Reuters que, incluindo as dívidas que a Equatorial assumirá, o valor da empresa Echoenergia seria próximo de 10 bilhões de reais.

(Reportagem de Tatiana Bautzer e Stephen Eisenhammer; reportagem adicional de Marta Nogueira)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9R1AT-BASEIMAGE