Sustentabilidade

Enviado americano ignora críticas e cita México como exemplo contra mudanças climáticas

Enviado americano ignora críticas e cita México como exemplo contra mudanças climáticas

López Obrador (c) e Kerry (d) em visita ao município de Palenque - Presidência do México/AFP

O enviado especial dos Estados Unidos para as Mudanças Climáticas, John Kerry, citou nesta segunda-feira o México como exemplo da luta contra o aquecimento global, no momento em que o presidente Andrés Manuel López Obrador é questionado por sua política energética.



“Todos no mundo devemos focar no que López Obrador tenta fazer”, disse Kerry durante visita ao município de Palenque, referindo-se a um plano de reflorestamento no sul e sudeste do país. Segundo o governo mexicano, 1 milhão de hectares foram reflorestados no âmbito da iniciativa “Semeando Vida”, lançada em fevereiro de 2019.

Kerry e López Obrador percorreram um terreno onde é executado o projeto, pelo qual cerca de 450.000 camponeses recebem um pagamento mensal de US$ 250 em troca de reflorestar seus lotes. “Não é simplesmente um reflorestamento, é um programa focado nas pessoas, em sua vida, no trabalho, na capacidade de permanecer onde se vive”, destacou Kerry.

Segundo López Obrador, esse esforço, replicado em El Salvador e Honduras, juntamente com um programa de bolsas para estudantes, ambos com um investimento de US$ 62 milhões, ajudará a conter a migração ilegal crescente para os Estados Unidos.

“Espero que possamos trabalhar juntos de forma tão dura quanto for possível”, disse Kerry, advertindo que limitar o aumento médio da temperatura global a 1,5ºC é uma questão “de vida ou morte” para muitas pessoas.



Os elogios de Kerry aos programas sociais de López Obrador contrastam com as críticas às reformas energéticas promovidas pelo presidente mexicano. Opositores, empresários e ONGs consideram que um projeto de lei que pretende outorgar o controle majoritário do mercado ao setor público daria as costas para a geração de energia limpa. No entanto, López Obrador argumenta que sua proposta busca, em vez disso, modernizar as hidrelétricas da estatal Comissão Federal de Eletricidade.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?