Umas das grandes apostas da Amazon tanto no Brasil quanto no resto mundo é o investimento em entregas cada vez mais rápidas através de seus sistema de assinatura mensal, o Prime. A operação que demanda alto investimento em infraestrutura por parte da empresa está sendo positiva: o resultado do terceiro trimestre de 2019 para o e-commerce da empresa foi acima de US$ 35 bilhões, representando um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foi o maior aumento entre períodos desde 2017, quando o crescimento foi de também 22%.

O resultado freou um tendência de queda vista desde o terceiro trimestre de 2017, com redução de vendas em cinco dos oito trimestres subsequentes (as altas nas vendas aconteceram nos quartos trimestres, período de festas onde o consumo costuma subir). A explicação para isso pode ter sido a mudança dos prazos de entrega do Amazon Prime, que passou de dois dias para apenas um. O resultado já pôde ser observado no segundo trimestre de 2019, quando a loja virtual da companhiaregistrou vendas totais de US$ 31 bilhões ante US$ 27 bilhões do ano anterior. Porém, foi só no último trimestre que a mudança teve seu impacto aferido de maneira completa.

Em comunicado oficial, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, disse que o público aprovou a mudança nos prazos de entrega e que o número de pedidos para a nova modalidade de delivery já atingiu a marca bilionária. Segundo relatório da consultoria Walker Sands, oferecer entregas rápidas e de graça é a chave para atingir 77% do público de e-commerce. A rapidez também pode atingir novo nicho de compras, de produtos que são necessários com urgência e que antes eram comprados em lojas físicas por conta do tempo de entrega.

No Brasil o serviço de assinatura mensal da Amazon, o Prime, chegou neste ano e oferece além do serviço de streaming da empresa, entregas grátis e em até dois dias para a regiões metropolitanos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O plano da empresa é atingir todo o País com o serviço rápido, e diante dos movimentos da empresa no exterior e os resultados que vem recebendo, a tendência é que o Brasil também ganhe o serviço de entrega em um dia.