Entre os presidenciáveis, Janones cresce 1000% e lidera avanço nas redes

O deputado André Janones na Câmara Federal; ele concorre à Presidência e teve o maior aumento de seguidores entre os presidenciáveis (Crédito: Câmara dos Deputados/Divulgação)
Fenômeno nas redes sociais, o deputado federal André Janones (Avante-MG) ainda está longe do número de seguidores do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas é o presidenciável com o maior crescimento proporcional de usuários que o acompanham nas redes sociais desde 2019.
O cálculo leva em conta Instagram, Twitter, Facebook e Youtube. Os dados foram levantados pela consultoria Bites a pedido do Estadão.
TSE vê erros de premissa e falta de embasamento em questionamentos das Forças Armadas sobre eleições
Eles mostram que Janones teve quase 1000% mais seguidores no período entre 2019 e o começo deste mês. O mineiro saiu de cerca de 1 milhão para 11 milhões e meio de usuários em seus perfis, aumento de 983%. Bolsonaro, por sua vez, duplicou o número de seguidores (100%) no período; Lula cresceu 162%. No início de maio, Bolsonaro somava 45,9 milhões e Lula 13,6 milhões.
O primeiro grande crescimento de Janones nas redes sociais aconteceu em 2018, com a greve dos caminhoneiros. Ali, ele se apresentou com um porta-voz da categoria, ainda que ele não seja caminhoneiro. A disparada de seguidores aconteceu em 2020. À época, o deputado abraçou a pauta do Auxílio Emergencial e fez diversas lives para discutir o tema.
As dez publicações com maior engajamento – a soma de comentários, compartilhamentos e reações – ocorreram entre agosto e dezembro e tiveram o benefício como o motivo da transmissão. Nos vídeos, ele fortalece a pauta do auxílio a R$ 600 e oferece serviço ao atualizar o andamento da proposta no Congresso Nacional.
O Facebook é o principal meio de comunicação de Janones, plataforma na qual ele bateu o recorde mundial de visualizações simultâneas em uma live em agosto de 2020 – a soma de comentários, compartilhamentos e reações foi de cerca de 3,6 milhões.
O Facebook ainda é a plataforma com maior alcance no Brasil, mas a rede tem perdido usuários. André Eler, diretor adjunto da Bites, observa que “o crescimento na plataforma é cada vez mais difícil”. Nenhuma das publicações recentes do pré-candidato figuram nas 10 postagens com mais engajamento.
CENÁRIO
O ambiente das gravações é modesto. Uma pequena sala e uma bandeira do Brasil e do Estado de Minas Gerais aparecem entre ele e o fundo da imagem, uma parede branca, sem iluminação rebuscada. Para ele, a horizontalidade na comunicação é a palavra-chave.
“Sou eu quem toco as minhas redes sociais, sozinho. Não existe um planejamento de marketing”, disse. “Eu ligo o celular e começo a falar com o povo e incluir eles na tomada de minhas decisões.” Além das lives, em seus perfis nas redes, Janones abre espaço para que seus seguidores ajudem a definir o posicionamento do parlamentar em votações na Câmara.
Mesmo que o Facebook tenha um menor acesso atualmente e que o deputado não tenha emplacado publicações com alcances muito grandes como em 2020, na mais recente pesquisa Ipespe, divulgada na sexta-feira passada, Janones aparece na quinta posição, com 2% das intenções de voto, à frente da senadora Simone Tebet (MDB-MS).
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Veja também
Tópicos
ambiente das gravações modesto andre janones Avante Bolsonaro candidato à Presidência candidato com maior crescimento em redes candidatos candidatos a presidência candidatos à presidência ranking candidatos eleições 2022 pesquisas consultoria Bites desempenho Eleições 2012 e engajamento digital eleições 2022 eleições 2022 e marketing digital engajamento estratégias de campanha estratégias de marketing dos candidatos à Presidência Facebook horizontalidade na comunicação Instagram Janones lives lives em redes sociais para engajamento Lula lula pesquisas maior crescimento nas redes sociais maior crescimento proporcional de usuários em redes sociais maior crescimento proporcional entre todos os candidatos Marketing Digital marketing digital nas eleições marketing para eleições 2022 marketing político marketing político candidatos presidência marketing politico eleições 2022 marketing político janones Minas Gerais número de seguidores plataforma política no Brasil porta-voz da categoria dos caminhoneiros porta-voz dos caminhoneiros mesmo sem não ser um porta-voz greve caminhoneiros presidência presidenciáveis presidenciável com maior crescimento presidenciável com o maior crescimento nas redes sociais produção de conteúdo de baixo custo redes sociais Twitter Youtube