Os mais ligados em redes sociais – e suas métricas, seguidores e afins – acordaram neste dia 13 de fevereiro em pânico. De uma hora para outra, diversos perfis mais ou menos famosos do Instagram começaram a reclamar de uma queda brusca no número de seus seguidores. Em casos de perfis gigantes como os das cantores Selena Gomez e Ariana Grande, as perdas chegam a três milhões de seguidores.

Começaram a ventilar na rede boatos de que o Instagram iniciou uma caçada contra perfis falsos, e que a queda de seguidores tinha sido resultado da ação. Mas horas depois a empresa anunciou via Twitter que está ciente dos problemas e que está trabalhando para resolvê-los, indicando que a situação não é resultado de não foi uma ação interna.

“Nós estamos cientes que um problema está causando mudanças no número de seguidores da contas neste momento. Estamos trabalhando para resolver isto o mais rápido possível”, diz o tweet da empresa.

Dessa forma, a queda de seguidores se mostrou um bug no sistema, o que pode significar que os números anteriores voltarão ao normal, porém a rede social não deu detalhes de quando isto vai acontecer.