Nesta segunda-feira (24), comemora-se o Dia do Churrasco. Comemorado em datas diferentes a depender do país, o churrasco é uma das mais tradicionais festas , além de prato da culinária, do país.

Segundo o blog do Ifood, a data teve origem no Rio Grande do Sul por meio da lei estadual11.929, de 2003, que elegeu o churrasco à gaúcha como prato típico da região. O dia 24 foi o escolhido por remeter ao Dia da Tradição Gaúcha.

+ Picanha brasileira fica em segundo lugar como melhor prato do mundo

O preço do principal ingrediente do churrasco chegou a deixar os brasileiros em desespero. Em 2022, a picanha, por exemplo, foi elemento de campanha do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que afirmou diversas vezes que ‘o povo tem que voltar a comer um churrasquinho, comer uma picanha e tomar uma cervejinha’.

Em Belo Horizonte, uma pesquisa do Mercado Mineiro mostrou que o preço das carnes bovinas tiveram uma queda em janeiro de 2023. O quilo da picanha tradicional caiu 6,67%, passando de R$71,89 para R$67,07.

Considerando os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE) de fevereiro, o corte bovino com maior queda em relação a janeiro foi a picanha, com 2,63% de redução