Ciência

Erro de software originou interrupções na internet no mundo na terça-feira

Crédito: Arquivo / AFP

As principais interrupções duraram pouco mais de uma hora e provocaram a queda de muitos sites de notícias (Crédito: Arquivo / AFP)

Um “bug” técnico (erro de software) está na origem da interrupção global que causou problemas de acesso a muitos sites em todo o mundo na terça-feira (8), segundo a empresa americana Fastly, que gerou o erro.

As principais interrupções duraram pouco mais de uma hora e provocaram a queda de muitos sites de notícias como os dos jornais The New York Times, Le Monde, Financial Times, Corriere delle Serra e El Mundo.

Outros sites como a plataforma de debate Reddit e o sistema de pagamento online Paypal também foram afetados, assim como o da Casa Branca.

+ A internet do seu celular continuará lenta, e você precisa entender o motivo



“Em 12 de maio começamos a usar um software que introduzia um erro que podia ser ativado por uma configuração específica do cliente, em circunstâncias específicas”, disse Nick Rockwell, chefe do setor de engenharia e infraestrutura da empresa, em um post publicado ontem em seu site.

“Na manhã de 8 de junho, um cliente alterou uma configuração (…) que desencadeou a falha”. Isso provocou “mensagens de erro em 85% da nossa rede”.

A interrupção global começou às 06:47 no horário de Brasília, e começou a ser resolvida a partir das 07:36, disse a Fastly, acrescentando que a maioria dos serviços foi retomada às 08:00.

Depois, o grupo tentou solucionar a falha com seus clientes criando um ‘patch’ (programa de computador para corrigir um software) às 14:25.

“Deveríamos ter previsto isso”, disse Nick Rockwell, reiterando que “razões específicas” levaram ao erro. O grupo também se desculpou.

A Fastly é uma dessas empresas pouco conhecidas mas estratégicas, que oferecem ajuda os editores de sites para distribuir seus conteúdos em nível internacional, hospedando sites espelhos do site original em todo o mundo.

Seu serviço evita que todos os pedidos dirigidos a um site vão para o mesmo lugar sobrecarregando o mesmo, e com isso ganham em velocidade.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km