Após uma pane global nos aplicativos de Mark Zuckerberg nesta segunda-feira (04), com a queda do Facebook, WhatsApp e Instagram, os usuários querem saber o que ocasionou o problema. O site Downdetector, registra reclamações desde às 12h50. Até o momento, as redes sociais continuam instáveis e não há previsão de retorno.

O motivo da interrupção ainda não foi esclarecido. No entanto, especialistas em segurança da internet ouvidos pela CNN apontaram para um problema de Sistema de Nomes de Domínio (DNS, na sigla em inglês) como um possível culpado.

+ Twitter e Nubank apresentam instabilidade após Instagram, WhatsApp e Facebook

A ThousandEyes, divisão de análise de Internet da Cisco, disse no Twitter que seus testes indicam que a interrupção se deve a uma falha contínua de DNS. O DNS traduz nomes de sites em endereços de IP que podem ser lidos por um computador. Geralmente é chamada de “lista telefônica da Internet”.

As empresas às vezes perdem a conectividade com a Internet quando atualizam suas configurações de rede, o que pode ter gerado o problema. Mas, em uma empresa do tamanho do Facebook, isso não deveria acontecer. Para os especialistas, a demora para restabelecer o sistema mostra a gravidade do problema.

Em uma publicação no Twitter, o diretor técnico do Facebook, Mike Schroepfer, pediu desculpas aos usuários pelo problema. “Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para restaurar os serviços”, disse. Confira o post a seguir (em inglês):