O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, está tornando as transações bancárias mais simples e rápidas. Com a pandemia da covid-19, o uso do Pix foi ainda maior do que o esperado pelos especialistas, com muitos consumidores preferindo pagar suas contas pelo sistema, assim, evitar a manipulação de cédulas ou uso do cartão.

Veja a seguir como usar o Pix e como ele pode facilitar os seus pagamentos.

+ Quanto dinheiro posso transferir pelo Pix?
+ Representante do BC celebra uso do PIX aos fins de semana

Vantagens

Os valores serão transacionados em tempo real, todos os dias da semana, sem restrição de horário, inclusive nos finais de semana e feriados

Mais barato

As tarifas são menores do que as cobradas hoje pelas instituições financeiras nas transações e com a vantagem de não ter que esperar pela entrada dos recursos

Limites de transações

Não há limites diários para serem movimentados/transferidos – outras formas de pagamento, como o DOC, têm limitação

O que é a chave do Pix e como criar

A chave do Pix serve como o endereço da sua conta no Pix. O registro das chaves do Pix deve ser realizado em um banco ou instituição financeira onde você tem uma conta, por meio do aplicativo do celular, internet banking ou nas agências. Cada instituição financeira deve informar como proceder em relação ao Pix. A chave de endereço pode ser um e-mail, CPF ou CNPJ, número de celular ou código de números e letras aleatório denominado de EVP.

Quantidade de chaves do Pix

Cada pessoa pode ter cinco chaves para cada conta da qual for titular. Já os clientes Pessoa Jurídica podem ter 20 chaves para cada conta.

Como fazer transações com o Pix

No momento de um pagamento ou envio de dinheiro, o Pix vai aparecer no aplicativo do seu celular como uma das opções. Basta escolher o Pix que a operação será feita por esse sistema. As empresas também poderão oferecer o Pix como forma de pagamento por meio de um QR Code.

Redução de fraudes

Diversos controles vêm sendo implementados para garantir alto nível de segurança.

Possibilidade de saques nos estabelecimentos comerciais

Será possível que usuários do Pix façam seus saques nos estabelecimentos comerciais. A medida proporcionará o reuso do dinheiro no varejo, mais clientes nos estabelecimentos, aumentando o potencial para atrair novos negócios dentro do varejo. Há cidades que não têm caixas eletrônicos e o PIX pode ajudar nesse sentido, com a participação dos comércios locais

Impactos positivos para o comércio eletrônico

No comércio eletrônico, os impactos do PIX também serão muito positivos. Com o novo sistema, o índice de abandono no carrinho de compra pode ser reduzido, aumentando a taxa de conversão e as vendas do setor.