Das tarefas mais difíceis no campo da tecnologia de robôs é ensiná-los a se movimentar por superfícies complexas, como escadas, desviar de obstáculos ou escalar terrenos inclinados.

Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça), o ETH, com a fabricante de chips Nvidia trataram de dar um salto em pesquisas desse tipo. Foi desenvolvido um ambiente com vários níveis de terrenos e ocupado por 4 mil robôs virtuais, que treinaram um algoritmo ­— este, depois, seria aplicado a um robô físico.

Divulgação…ensinamento é transferido ao robô real, o ANYmal (Crédito:Divulgação)

Cada vez que uma versão virtual aprendia a andar por um desafio, o nível seguinte seria mais complexo. Com 20 minutos em ação, o exército virtual resolveu todos os obstáculos. Os ensinamentos foram aplicados ao ANYmal, robô de quatro patas semelhante a um cachorro de grande porte. Ele conseguiu se mover por superfícies com obstáculos e degraus. Esse tipo de aprendizado pode gerar máquinas mais inteligentes, que separam pacotes, fazem colheitas ou costuram roupas.

(Nota publicada na edição 1245 da Revista Dinheiro)