Giro

Ensaios mais curtos podem ser a reposta para escassez de vacinas

Crédito: Reprodução/Pexels

Cientistas estão trabalhando num guia de referencias à eficácia da vacina que permitirá às farmacêuticas desenvolverem ensaios em humanos mais rápidos. (Crédito: Reprodução/Pexels)

O tempo necessário para a realização de ensaios clínicos atualmente é um dos maiores entraves à disponibilização de vacinas contra a Covid-19 em todos os territórios, levando a uma escassez de fármacos nos países menos desenvolvidos, por exemplo. A solução pode estar na redução desse tempo.

+ Brasil tem 43% da população vacinada com ao menos uma dose contra a covid-19

Um grupo de cientistas está trabalhando num guia de linhas orientadoras referentes à eficácia da vacina, que permitirá às farmacêuticas desenvolverem ensaios em humanos mais rápidos e curtos. Desta forma, mais empresas poderão colocar as suas vacinas contra a Covid-19 no mercado.

Na prática, o que os cientistas procuram descobrir é o nível de anticorpos que uma vacina tem de produzir para garantir proteção. Neste momento, este tipo de informação padrão já é usada pelos reguladores de saúde para avaliar as vacinas da gripe comum, por exemplo.



Stanley Plotkin, inventor da vacina da rubéola, está certo de que seria possível usar este mesmo método para a vacina contra a Covid-19. Se este padrão for estabelecido, as farmacêuticas poderão conduzir testes com apenas alguns milhares de pessoas, ou seja, com dimensão de cerca de um décimo daquilo que a Pfizer ou a Moderna precisaram de fazer, por exemplo.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago