Revista

Enquanto Biden peita, Jair despeita

Crédito: Nicholas Kamm

Joe Biden embaralhou o jogo global na luta contra a Covid. Na quarta-feira (5), ele anunciou que os Estados Unidos mudaram de lado e agora apoiam a suspensão de patentes das vacinas junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). Com isso, ele se alinha a mais de 110 países (pobres e em desenvolvimento) e fica de campo oposto a Reino Unido e União Europeia. A quebra de patentes permitirá um combate mais acelerado da pandemia em países fora do clube dos ricos. O Brasil está do lado oposto aos EUA.

Enquanto Biden atua, nosso Jair investe na tática de fazer muito barulho:

O QUE DIZ JAIR
– É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou por algum humano que ingeriu um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês.
TRADUÇÃO
– Vem alguma bomba aí, envolvendo minha família ou saída ddos depoimentos da CPI. Melhor já provocar uma cortina de fumaça para vocês falarem de outra coisa.

DESIGUALDADE QUE DESTROI MENINAS
Três pensatas

Divulgação

PENSE em seis garotas de seu círculo familiar ou de amigos. Agora visualize que uma delas (17% da população feminina de até 19 anos no Brasil) não tem acesso à rede geral de distribuição de água, condição mínima para acesso à higiene menstrual.

PENSE em seus últimos quatro anos de carreira profissional. Realizações e conquistas. Agora visualize que as mulheres entre os 5% mais pobres da população levam 48 meses para ganhar o suficiente para comprar os absorventes que usarão na vida.

PENSE que a primeira menstruação acontece em média aos 13 anos. No Brasil, somente em escolas há 7,5 milhões que menstruam. Agora visualize que 213 mil delas não têm banheiro em condição de uso nos lugares em que estudam. Destas, 65% são negras.

Os dados acima fazem parte do projeto Livre para Menstruar, do movimento Girl Up. Levantamento similar, o Impacto da Pobreza Menstrual no Brasil, da Always, mostra que 28% das mulheres já deixaram de assistir a aulas por não poder comprar absorvente. Destas, metade escondeu o motivo da ausência e 45% acreditam que seu desempenho escolar foi prejudicado.

“Os lugares mais escaldantes do inferno são reservados para aqueles que permanecem neutros em tempos de grande crise moral” Dante Alighieri (1265-1321).

JORNALISMO
The Guardian faz 200 anos

Divulgação

Entre os mais prestigiosos títulos globais – consumido por 238 milhões de visitantes únicos por mês sem apelar para clickbaits –, o inglês The Guardian faz 200 anos. “Um jornal tem dois lados. É um negócio como qualquer outro, mas é muito mais do que um negócio.

É uma instituição. Reflete e influencia a vida de toda uma comunidade. Tem, portanto, uma existência material, mas também uma existência moral ”, escreveu o editor C.P. Scott no primeiro centenário do jornal, em 1921. Esse princípio já existia desde o prospecto de seu lançamento, no século 19, e foi repetido agora pela atual diretora de redação, Katharine Viner.

ELEIÇÕES, VOLVER
Madri: saída pela direita

Não teve dó. A direita espanhola atropelou a esquerda nas eleições para a Comunidade de Madrid. Isabel Diaz Ayuso – uma absoluta desconhecida até dois anos atrás – é a vencedora das eleições locais. Seu partido, o PP, conseguiu sozinho mais cadeiras (65) dos que os três partidos de esquerda juntos (PSOE, Más Madrid e Podemos, 58). Nem precisará de apoio dos ultradireitistas do Vox, que conseguiram 13 postos. O resultado coloca um problema e tanto para o governo central do País, comandado por Pedro Sánchez Pérez-Castejón (PSOE).

STF É ISTO
Supremo Tribunal do Facebook

SAUL LOEB / AFP

Na quarta-feira (5), o Facebook Oversight Board decidiu que a rede social – com 2,8 bilhões de usuários, é maior que China e Índia juntos – estava certa em banir Donald Trump de seu ambiente. Para o STF (Supremo Tribunal do Facebook), Trump “criou um ambiente onde um sério risco de violência era possível” ao postar mensagem de apoio a manifestantes que invadiram o Capitólio em janeiro. O Board é formado por cerca de 20 especialistas, entre ativistas, advogados e jornalistas, e determinou que dentro de seis meses a própria plataforma decida sobre a exclusão definitiva ou não da conta do ex-presidente.

QUERIDA, ENCOLHEMOS A CLASSE MÉDIA

Marcos Corrêa

Dados do Instituto Locomotiva baseados na PNAD mostram que a Classe Média Brasileira (renda familiar entre R$ 2,971 e R$ 7.202) não apenas encolheu entre 2020 e 2021 (de 105 milhões para 100 milhões), mas vive pior.

Fabio X