O grau de maturidade e adequação das empresas em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) registrou uma queda de 89% no segundo trimestre deste ano. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pelo Portal LGPD, criado pela ICTS Protiviti, consultoria de gestão de riscos e compliance.

O levantamento revela que entre agosto de 2019 e março de 2020 havia uma média de 29,8 registros de análise de maturidade. Porém, entre abril e junho deste ano, a média mensal caiu para 3,3 registros por mês.

+ Estudo mostra que 84% das empresas não estão preparadas para a LGPD
+ A prorrogação da LGPD poderá impactar o combate à pandemia?

Segundo o estudo, a queda neste período ocorreu por conta dos problemas ocasionados pela pandemia da covid-19. As indefinições em relação à vigência da LGPD também atrapalharam o processo de adequação das empresas.

Com a participação de 192 empresas na pesquisa, 84% delas seguiam sem uma diretriz clara sobre sua adequação. A amostra também revela que apenas 41,3% das empresas possuem políticas para aderir aos processos exigidos pela Lei.

A pesquisa mostrou ainda que somente 12,5% possuem medidas protetivas para a prevenção do risco de vazamento de dados pessoais. Já a gestão e o tratamento de informações por terceiros e fornecedores é adotada por 17% das empresas.

“É preciso acelerar este processo pois, mesmo que as sanções tenham sido adiadas para agosto de 2021, há riscos para as empresas, uma vez que órgãos como o Procon e o Ministério Público podem penalizar infratores”, explica André Cilurzo, diretor associado da ICTS Protiviti.