Energia ilegal

O governo federal decidiu endurecer as regras contra os produtores ilegais de carvão vegetal. Em geral, esses infratores desmatam áreas nativas da Caatinga e do Cerrado. Boa parte desse material é absorvida por siderúrgicas e fabricantes de ferro-gusa. Em meados de julho, uma força-tarefa abrangendo homens das polícias estaduais de Minas Gerais e da Bahia, da Polícia Federal e fiscais do meio ambiente e da área fazendária deflagrou uma megaoperação, batizada de Corcel Negro II.  As ações resultaram no embargo de quatro siderúrgicas de ferro-gusa. Em 2009, a Vale deixou de fornecer minério de ferro para companhias acusadas de usar carvão ilegal em seu processo produtivo. Abaixo, o resultado da ação policial:

 

35.jpg

 

 

 

Transporte

 

Plugada na tomada 

 

Os designers do estúdio holandês Orphiro estão prestes a ingressar na exclusiva galeria de fabricantes de motocicletas elétricas. Até setembro, eles prometem colocar no mercado uma máquina (foto) capaz de atingir velocidade de 103 km/h. Com apenas uma carga nas baterias de íon-lítio de 72 volts será possível percorrer 100 quilômetros. Ainda não está definido qual será o esquema de comercialização nem o preço de venda da motocicleta Orphiro.

 

36.jpg

 

 

Saúde 

 

Dose certa 

 

Os controles estão cada vez mais rígidos sobre a ingestão de álcool por motoristas. Pensando nisso, o portal americano Think Geek, especializado em traquitanas exóticas, lançou um copo que indica a quantidade exata que é possível beber, sem correr o risco de ser pego pelo bafômetro. O Alcohol by Volume (foto) possui medidas específicas para cerveja e vinho. 

 

37.jpg

 

 

Embalagens 

 

Prato de bagaço de cana 

 

A parceria entre a Amor aos Pedaços e a Solupack Sistemas de Embalagens permitirá que os bolos da rede de docerias fi-quem, digamos, mais verdes. Isso porque os quitutes serão servidos em pratos feitos de resina à base de bagaço de cana. A principal vantagem desse utensílio é que ele se degrada integralmente após seis meses em contato com o solo.

 

38.jpg

 

 

Emissões

 

Em busca da frota verde 

 

O setor naval responde por 4% de todas as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Para reduzir a poluição causada pelas embarcações, a Organização Marítima Internacional acaba de estabelecer metas para as empresas, com o objetivo de reduzir as emissões. Saiba como:

 

39.jpg

 

 

 

Empresas do Bem

 

Social 

 

Desenvolvimento comunitário

 

A direção da SulAmerica Seguros, presidida por Thomaz Cabral de Menezes, criou um programa destinado a capacitar integrantes de 24 associações de moradores localizadas no entorno de sua sede, no bairro carioca de Cidade Nova. A lista inclui cursos de capacitação em liderança e elaboração de projetos sociais. 

 

40.jpg

 

 

Ecosssistema 

 

Aposta na Mata Atlântica

 

Embaúba, cedro, jatobá e outras espécies da Mata Atlântica estão ganhando terreno fértil em Piracaia (SP), graças ao programa de neutralização de emissões da Movida Rent a Car, comandada por Darcy Barros. Desde 2009, a empresa já plantou 3.225 árvores para neutralizar o carbono gerado pela locação de 6,7 mil veículos. 

 

41.jpg