Na madrugada do dia 7 de novembro, o sistema elétrico de Macapá voltou a ser conectado à rede de Transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), informou, por nota, o Ministério de Minas e Energia. O apagão, que afetou 89% da população do Amapá, ocorreu após incêndio em uma subestação de energia na terça-feira (03), durante a noite.

A reconexão está ocorrendo após a conclusão de reparos em um dos transformadores da Subestação Macapá (230/69 kV) e o início gradativo do atendimento aos consumidores.

+ Alcolumbre: Retorno da energia no Amapá será gradativo para garantir segurança

O processo de retorno do transformador à operação está sendo realizado de forma escalonada, prezando pela segurança e confiabilidade às de do atendimento de energia elétrica aos consumidores.

Já estão atendidos 80 MW de cargas, o que representa cerca de 33% da carga típica para o horário (240 MW – a nota do Ministério foi publicada às 9h33), sendo 40 MW pelo SIN e 40 MW pela UHE Coracy Nunes.

A tomada de carga pela rede de distribuição é feita gradativamente, com necessidade de manobras em campo, levando um tempo natural para aumento da carga.