O Ministro da Educação Milton Ribeiro confirmou nesta quinta-feira (17) as mudanças que vão ocorrer no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2024. Na esteira do Novo Ensino Médio, a prova terá questões específicas no segundo dia, onde o aluno deverá escolher a avaliação de acordo com o curso.  

“O novo Enem valorizará ainda mais a capacidade de reflexão e análise, além de contemplar a flexibilidade curricular, permitindo que as aptidões e as escolhas dos nossos jovens sejam consideradas”, disse o ministro.

+Doria retira obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados

O MEC informou que no primeiro dia de provas serão avaliadas habilidades gerais básicas do aluno, com foco em língua portuguesa e matemática. Já o segundo dia será focado nos chamados itinerários formativos do Ensino Médio, focado nas áreas de investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo. As instituições de ensino deverão levar em conta as notas de ambas as etapas. 

O Secretário de Educação Básica Mauro Rabelo disse que quem vai definir se as perguntas do segundo dia serão discursivas ou objetivas será o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). 

Na última segunda-feira (14) o Conselho Nacional de Educação (CNE) já havia aprovado as alterações.