O Procon de São Paulo notificou a distribuidora de energia elétrica Enel sobre o vazamento de dados cadastrais de seus clientes na quarta-feira (12). A empresa terá 72 horas para explicar o que aconteceu para as informações desses clientes serem liberadas.

Cerca 280 mil consumidores da região de Osasco, na Grande São Paulo, tiveram dados como nome completo, CPF, número da conta bancária, endereço e telefone vazados.

+ Enel tem lucro líquido de 2,92 bilhões de euros entre janeiro e setembro de 2020
+ Enel voltará a enviar aviso de corte de luz para inadimplentes em SP

A empresa deverá demonstrar se, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados, adota medidas de segurança, técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas.

Em nota, o Procon-SP pediu ainda que a distribuidora apresente: os procedimentos adotados para análise de um incidente com dados pessoais; as medidas tomadas para mitigar os possíveis danos em razão do vazamento de dados; a declaração de equipe dedicada de resposta a incidentes; além do Relatório de Impacto.