Economia

Endeavor envia carta para instituições financeiras com sugestões para ajudar empresas inovadoras

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Segundo dados do IBGE, as scale-up (empresas de alto crescimento) representam 0,5% das empresas em atividade no País, mas são responsáveis por gerar 70% dos novos empregos no mercado brasileiro (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

A Endeavor, organização mundial de apoio a empreendedores, enviou carta para instituições financeiras sugerindo medidas de ajuda para empresas inovadoras brasileiras e scale-ups, que crescem pelo menos 20% ao ano, por três anos seguidos.



As scale-ups geralmente usam o capital de risco (proveniente de fundos de investimento) como principal forma de financiamento. Porém, com o cenário de incerteza econômica por causa da crise gerada pelo coronavírus, os fundos estão adiando ou cancelando rodadas de investimento.

As sugestões da organização seguem três frentes: flexibilização de acesso ao crédito; diferimento de tributos; clareza e segurança jurídica para implementação de medidas trabalhistas.

Segundo a Endeavor, o documento enviado aos bancos foi embasado em pesquisas, benchmarks de medidas adotadas em outros países e recomendações de especialistas.

Estão na lista dos destinatários o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco Regional de Desenvolvimento do Estremo Sul (BRDE) e o Banco do Nordeste.



O documento também foi enviado para as secretarias estaduais da Fazenda e alguns parlamentares do Congresso Nacional. A organização negocia agenda para que o Banco Central também receba as sugestões.

+ Endeavor publica guia para a sobrevivência dos negócios na crise do COVID-19
+ Plataforma conecta consumidores, produtores rurais e negócios locais
+ Fermento para os negócios

Segundo dados do IBGE, as scale-up (empresas de alto crescimento) representam 0,5% das empresas em atividade no País, mas são responsáveis por gerar 70% dos novos empregos no mercado brasileiro.

Com isso, o acesso a crédito pelos bancos é um dos poucos caminhos para os empreendedores conseguirem capital e dar fôlego ao caixa até a próxima rodada de investimento.

É possível ler o documento na íntegra aqui.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?