Crises estão sendo cada vez mais frequentes, ainda mais em um mundo globalizado. Somente nos últimos dias, por exemplo, as pessoas assistem com apreensão o desfecho das complicações políticas em países como os Estados Unidos e no próprio Brasil.

Bolsas em queda e a instabilidade comum desses momentos, no entanto, são menos sentidas por marcas fortes, segundo a líder global da BrandZ, Doreen Wang. “As empresas que investem na construção e fortalecimento de suas próprias marcas, saem melhor nos momentos de crise”, afirma Wang.

Para que isso aconteça, Wang dá conselhos. Segundo ela, as marcas precisam seguir quatro passos: ter um propósito, inovar de forma que mude a vida do seu cliente e criar uma grande experiência ao consumidor. Por último e como consequência das outras três estratégias, fomentar a fidelidade e o amor do cliente por sua marca.

De acordo com Wang, as empresas com marcas mais fortes crescem mais do que a concorrência. O aumento do valor de mercado das empresas líderes do ranking da BrandZ chegou a 122,8%, ante 70,6% apresentados pelas companhias que compõem o S&P 500, índice da Bolsa de Nova York. “Marketing não pode ser visto como um custo, mas como um investimento de um crescimento sustentável de longo prazo”, diz Wang.