A Hub, spin-off da Riccó que tem como modelo de negócios a locação de móveis corporativos por assinatura, vem desenvolvendo uma série de demandas para reformulação das posições de trabalho em escritórios. Pensando nessa reformulação do mercado de trabalho a Riccó desenvolveu o conceito chamado de “Safe Design”, que consiste em adequar layout corporativos de forma a oferecer segurança aos usuários por meio do distanciamento das posições de trabalho, salas de reunião e áreas colaborativas.

Em pouco mais de duas semanas, a Riccó já criou soluções com esse conceito para 28 grandes e médias empresas, além de oferecer suporte para escritórios de arquitetura.

+ “É hora de garantir a sobrevivência das empresas e manutenção dos empregos”, diz presidente da CNI
+ Empresas buscam auxílio de hospitais e infectologistas para a volta ao trabalho
+ SP sofrerá onda de devoluções de escritórios no 2º semestre, diz consultoria

As iniciativas de reestruturação contemplam distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, implantação de divisores frontais e laterais de vidro com 45 cm ou 60 cm e proteção nos corredores para diminuir o contato dos colaboradores com o fluxo das áreas de passagem.

Exemplo de uma estação de protegida pelo Safe Design da Riccó
Exemplo de uma estação de trabalho protegida pelo Safe Design da Riccó (Crédito:Divulgação)

A redução média por projeto gira em torno de 25% a 75% das posições de trabalho, considerando a volta gradual para o ambiente de trabalho.

Seis clientes da Riccó fecharam o pacote, por meio da assinatura mensal de peças e serviços, com prazo de implantação de 5 a 10 dias. A expectativa da empresa é implantar entre 28 mil e 35 mil kits Safe Design nos escritórios, que são correspondentes a uma estação de trabalho com mesa, cadeira e outras opções adicionais.

“As empresas estão preocupadas em proporcionar a volta ao ambiente de trabalho de forma segura, para que os colaboradores possam trabalhar sem medo de estar no escritório. Dessa transformação provisória, novas premissas de projetos corporativos serão solidificadas”, explicou Fábio Riccó, Diretor da Riccó, por meio de nota.

Incorporada à Riccó em novembro deste 2019, a HUB foi pioneira em disponibilizar mobiliários corporativos no modelo de negócios “as a service”, comum nos segmentos de streaming, transporte, alimentação e outros. Atualmente a empresa possui mais de 17 mil posições corporativas locadas, o que representa R$ 40 milhões em ativos.