Coinbase, Circle, Anchorage Digital e Huobi Global são malgumas das empresas que vão integrar uma aliança para reprimir a manipulação de mercado e estimular a confiança na crescente indústria de ativos digitais.

A Crypto Market Integrity Coalition, convocada pela Solidus Labs, pede que as entidades que integram a aliança assinem um compromisso de “integridade do mercado”, que reconheça a existência do potencial de fraude no espaço de criptomoedas e a necessidade da indústria de proteger os investidores.

+ Disputa entre criptoarte e grandes marcas está apenas começando

“Trata-se de reconhecer que é preciso entidades focadas num sistema justo e ordenado neste âmbito, e tentar evitar os abusos que podem acontecer se você não estiver com atenção”, disse Kathy Kraninger, vice-presidente de assuntos regulatórios da Solidus Labs e ex-diretor do Consumer Financial Protection Bureau.

Esta aliança surge da preocupação dos reguladores com a segurança deste novo mercado para os investidores, embora ainda não se saiba em concreto como o setor financeiro descentralizado pode reprimir esta manipulação do mercado.

“A integridade é fundamental para o progresso e a capacidade da nossa indústria continuar a inovar e construir uma infraestrutura que cumpra a promessa de acesso a recursos financeiros para todos”, disse Dante Disparte, Diretor de estratégia e chefe de política global da Circle.

A aliança tem como outros membros fundadores a CrossTower, BitMex, GSR, Bitstamp, Elwood, CryptoCompare, Securrency, MV Index Solutions, Chamber of Digital Commerce, Global Digital Finance e CryptoUK.