Empresários brasileiros estão mais conscientes

Empresários brasileiros estão mais conscientes

O ano começa com uma boa notícia para quem luta por um mundo melhor: os donos do capital no Brasil estão mais conscientes de que ações socioambientais responsáveis influenciam a capacidade de geração de negócios e obtenção de lucro. Tal percepção é relevante na medida em que tira a bandeira de proteção da biodiversidade exclusivamente das mãos de cidadãos, ativistas e ONGs — e a coloca na mesa dos tomadores de decisão onde o dinheiro, de fato, circula. De acordo com o Internacional Business Report — Sustentabilidade, pesquisa global realizada pela Grant Thornton, 70,8% dos 250 empresários brasileiros entrevistados acreditam que ações sustentáveis trarão impactos financeiros positivos em seus negócios. Globalmente, o índice ficou em 47,6%. A empresa ouviu 4,6 mil empresas em 29 países. Aspectos dessa agenda já estão sendo levados em conta na hora de definir novos produtos, serviços e estratégias de negócios, além de pautar ações para gerenciar a reputação da empresa.



Pelo que a maioria dos empresários declarou, o tema permanecerá em alta: 79,1% dos entrevistados brasileiros esperam melhorar o desempenho de suas empresas em impacto ambiental; 78,1% acreditam que terão melhorias nas questões sociais; e 66,2% esperam melhor resultado em governança.

Dentre as razões do aumento da preocupação com o tema está a necessidade da conformidade com leis, regulamentos e relatórios (60%), melhor eficiência operacional e redução de custos (51,6%) e melhoria na reputação corporativa (49,2%).

Diante de um cenário tão promissor, um fato é alarmante: 49,2% concordaram que, quando o assunto é medição de sustentabilidade, a maioria das empresas ainda não sabe por onde começar. Há avanços, mas o caminho ainda é longo.

Evandro Rodrigues

(Nota publicada na edição 1204 da Revista Dinheiro)




Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?


Sobre o autor


Mais colunas e blogs


Mais posts

Ver mais

Copyright ©2021 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.