A empresa de arquitetura Znera Space divulgou um projeto ambicioso de criar uma espécie de centro urbano suspenso ao redor do Burj Khalifa, o maior prédio do mundo que fica em Dubai e tem 828 metros de altura.

De acordo com a companhia, a ideia é criar uma espécie de cidade vertical autossustentável ao redor do edifício a uma altura de 550 metros (o que deixaria a estrutura perto da altura do sul-coreano Lotte World Tower, o sétimo maior prédio do mundo). Essa “cidade” se estenderia por dois grande anéis suspensos, garantindo uma área total de 3 mil metros ao redor do prédio principal, o Burj Khalifa, mas a princípio não haveria um acesso conectando o prédio à estrutura.

Prédio mais alto de São Paulo agora fica no bairro do Tatuapé, zona leste

Por enquanto, o projeto ainda está em suas fases iniciais, representando um conceito bastante audacioso mas que serve um propósito, já que em muitas partes do mundo existe uma crescente necessidade de soluções para locais com grande densidade populacional, como é o caso de Dubai.

Denominado de “Downtown Circle”, a Znera Space diz que por meio dele quer criar uma mega estrutura que pode se tornar um novo centro urbano, assim como um destino turístico dos Emirados Árabes.

Dentro da enorme estrutura seriam construídas os mais diversos edifícios, como espaços comerciais, prédios residenciais e uma espécie de jardim suspenso que serviria como um “pulmão” e percorreria toda a estrutura, possibilitando o surgimento de habitats naturais específicos. Além disso, também seriam construídos parques e outros espaços de lazer para tornar o local mais agradável e sustentável.

A cidade também contaria com um transporte de alta velocidade que permitiria o acesso rápido a qualquer ponto da estrutura por meio da sua trajetória circular.