Economia

Empresa não pagou a parcela do 13º? Veja consequências e o que você pode fazer

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

A crise financeira tem causado impacto no bolso do cidadão e no caixa das empresas (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )



A crise financeira tem causado impacto no bolso do cidadão e no caixa das empresas. Isso, no entanto, não é justificativa para que a companhia não faça o pagamento da primeira parcela do 13º, que deve ocorrer obrigatoriamente até o dia 30 de novembro.

“O prazo deve ser cumprido pelos empregadores em relação a todos os empregados contratados celetistas, ou seja, com carteira assinada, com exceção daqueles que foram demitidos por justa causa ou tenham trabalhado menos de 15 dias durante o ano correspondente”, diz Sérgio Pelcerman, Advogado trabalhista de Almeida Prado & Hoffmann .

+ 13º salário: Primeira parcela deve ser paga até esta terça-feira (30); veja como calcular

E se o trabalhador não receber o valor até a data final? “O primeiro passo é ter certeza que não recebeu esse valor anteriormente, muitas empresas antecipam os valores da primeira parcela, ou da segunda, e nesse caso não justifica uma reclamação”, alerta Richard Domingos, diretor-executivo da Confirp Contabilidade.



“Caso não tenha recebido antecipadamente e não recebeu até o dia 30 de novembro, o trabalhador deve procurar o setor de recursos humanos ou financeiro da empresa, notificando o problema. Caso esses setores não resolvam, o que pode ser feito é uma denúncia ao Ministério do Trabalho ou ao sindicato de sua categoria, em caso de sindicalização. Por fim, se mesmo assim isso não for resolvido, a última medida é entrar com ação individual ou coletiva na Justiça do Trabalho cobrando a dívida”, detalha Domingos.

Pelcerman explica que o não pagamento da gratificação natalina é considerado infração, conforme disposto na Lei 4.090/62, que poderá resultar em multa de cerca de R$ 170 por trabalhador contratado pela empresa inadimplente em favor do Ministério do Trabalho.

“Além disso, em caso de reincidência o valor da multa pode ser dobrado e em caso de previsão de convenção coletiva de cada uma das categorias, os valores serão devidos com correção.”


De acordo com Pelcerman, caso o empregador opte por realizar o pagamento da gratificação natalina em uma única parcela, o valor deverá ser pago até a data limite da primeira parcela, ou seja, dia 30 de novembro.

“Por fim, quem teve o contrato de trabalho suspenso por conta da pandemia, deverá receber o 13º proporcional em relação ao número de meses em que trabalhou mais de 15 dias”, diz o advogado.

“Já em relação aos colaboradores que tiveram redução de salário em decorrência da pandemia, a MP 1.045/2021 permitiu tal redução, mas o Ministério da Economia entende que a redução do tempo de serviço e da remuneração não têm impacto no cálculo da gratificação natalina, que deverá considerar a integralidade da remuneração de dezembro”, finaliza Pelcerman.






Tópicos

13 salario 2021 13° salário 13° salario 2021 antecipado 13° salario 2021 calculo 13° salario 2021 para trabalhadores 13° salario 2021 valor 13° salario calculo 13° salario clt 2020 13° salario data de pagamento 13° salario quem tem direito 13º salário 13º salário 1ª parcela 13º salário como calcular 13º salário compras juros 13º salário compras parceladas Selic 13º salário devo poupar ou gastar 13º salário dicas de poupança 13º salário dicas investimentos 13º salário FGTS 13º salário gastar ou investir 13º salário imposto de renda 13º Salário INSS 13º salário IR 13º salário lei de quando 13º salário poupança 13º salário primeira parcela 13º salário quando foi criado 13º salário quem criou 13º salário segurados 13º saláriopor que existe antecipar 13° salario bradesco 2021 Até quando a empresa pode pagar o décimo terceiro? bolsa calculadora 13° salário como calcular 13° salário Como calcular o 13º? como fica o 13° salario na reforma trabalhista 2020 décimo terceiro 2021 data de pagamento para trabalhadores décimo terceiro onde investir pagamento 13o salário 2021 Pode atrasar a primeira parcela do décimo terceiro? primeira parcela do décimo terceiro em novembro qual o valor do décimo terceiro quando cai o décimo terceiro 2021 Quando é paga a primeira parcela do décimo terceiro? Quando é pago o 13o salário? Quando não recebe o décimo terceiro?. Quando é paga a primeira parcela do décimo terceiro? Quando será pago o décimo terceiro de 2021? Quanto é a primeira parcela do décimo terceiro 2021? renda fixa dicas Vai ter adiantamento do 13º de 2021?