Sustentabilidade

Empresa lança cartão de crédito com limite definido pela sua pegada de carbono

A Doconomy, ONU e Mastercard, lançam um cartão que calcula através de suas compras a sua pegada de carbono, e propõe maneiras radicais de diminuir isso

Empresa lança cartão de crédito com limite definido pela sua pegada de carbono

Cartões de crédito (quase) sempre têm limites de gastos baseados em fatores como seu rendimento mensal, hábitos de consumo e histórico de pagamentos. Porém, o think thank sueco Doconomy foi além no conceito de mensurar o limite do cartão e atrelou isso ao seu impacto no meio ambiente e na pegada de carbono.

Em parceria com a secretaria de mudanças climáticas das Nações Unidas e Mastercard, a instituição lançou um cartão que calcula através de suas compras a sua pegada de carbono, e propõe maneiras radicais de diminuir isso. Ele será lançado em duas versões, a primeira apenas calcula suas emissões e a outra, chamada Do Black, estabelece um limite de pegada de carbono que uma pessoa pode gastar no ano, impedindo o cliente de usar o cartão caso esta barreira seja ultrapassada.

Apesar da iniciativa, as maneiras de mensurar a pagada ainda é imprecisa. A Doconomy usa como base emissões médias de carbono de acordo com o tipo de loja, e utiliza isso como média das emissões média do tipo de indústria. O limite é definido em um calculo médio do quanto um cidadão precisa deixar de poluir para atingir a meta de diminuir pela metade as emissões de carbono do planeta até 2030. A entidade também ajudará consumidores a entrar em contato com instituições que ajudam a repor a pegada de carbono – todas aprovadas pela ONU.