Giro

Empresa espacial leiloa assento no primeiro voo de turismo espacial

Crédito: Reprodução/Divulgação

Sessenta anos atrás, Alan Shepard se tornou o primeiro americano no espaço, em um voo suborbital histórico que decolou do Cabo Canaveral em 1961. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Sessenta anos atrás, Alan Shepard se tornou o primeiro americano no espaço, em um voo suborbital histórico que decolou do Cabo Canaveral em 5 de maio de 1961. Desde então, menos de 600 pessoas visitaram o espaço, embora o mercado certamente esteja esquentando para ser a primeira empresa a oferecer acesso em larga escala para turistas espaciais.

Para marcar o aniversário do voo histórico de Alan Shepard como o primeiro americano no espaço, a empresa espacial de Jeff Bezos iniciou um leilão para um assento no primeiro voo comercial do foguete New Shepard, apropriadamente denominado.

+ Elon Musk responde a NASA e diz que poderá salvar a Terra de colisão

O primeiro voo histórico está agendado para 20 de julho, que coincide com a data em que os astronautas Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin pisaram pela primeira vez na lua.

A Blue Origin ainda não anunciou os preços dos bilhetes para este primeiro voo, ou quaisquer outros voos planejados este ano. Ariane Cornell, Diretora de Vendas de Astronautas da Blue Origin, disse que a empresa planeja “mais alguns voos com tripulação antes do final do ano” durante um anúncio da empresa.

O editor de espaço sênior da Ars Technica, Eric Berger, escreveu no Twitter que uma fonte confiável estimou preços na faixa de US $ 500.000 por assento.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Para efeito de comparação, o principal concorrente da Blue Origin, Virgin Galactic, ofereceu assentos a bordo de voos de turismo espacial ainda a serem programados de US $ 200.000 a US $ 250.000 por pessoa. No momento, a Virgin Galactic não está aceitando novas reservas e a lista de clientes supostamente tem entre 600 e 700 pessoas. A ação da Virgin Galactic, $ SPCE, saltou com os rumores do alto preço da Blue Origin na noite de terça-feira (4), mas voltou ao normal na quarta-feira.

A Blue Origin também anunciou que está leiloando um assento naquele primeiro voo. As licitações lacradas e anônimas começaram hoje e vão até 19 de maio, quando as informações da licitação se tornarão públicas.  O leilão terminará em 12 de junho com um evento ao vivo para determinar o vencedor final.

Este será o único assento disponível para compra no voo de 20 de julho; outros membros da tripulação não foram anunciados, mas devem ser liberados antes da data do voo.

A espaçonave New Shepard é capaz de transportar seis passageiros até a Linha Kármán, a extremidade do espaço, que fica a cerca de 100 km acima da terra. O New Shepard foi testado em voo 15 vezes nos últimos anos, e a Blue Origin acredita que está pronto para voar com passageiros pagantes a bordo.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel