Por Paresh Dave

SAN FRANCISCO (Reuters) – A Cruise, unidade de veículos autônomos da General Motors, rebateu na segunda-feira alegações de autoridades de San Francisco, EUA, de que seus táxis autônomos estão ilegalmente estacionando em fila dupla. A empresa disse que eles têm o direito de bloquear o tráfego para paradas rápidas.

A Agência Municipal de Transporte de San Francisco (SFMTA) contestou na semana passada o pedido da Cruise para implementar táxis autônomos na região.

A agência recomendou que a licença seja negada até que a tecnologia da Cruise possa mostrar maior competência, dizendo que vídeos recentes mostram os veículos parando em fila dupla.

A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia tem a palavra final sobre se a Cruise obterá a autorização para começar a cobrar do público pelas viagens.

A Cruise disse que a lei estadual permite que veículos comerciais estacionem longe do meio-fio quando for razoavelmente necessário para embarque ou desembarque de passageiros. E San Francisco não tinha restrições especiais nas áreas citadas na reclamação do SFMTA sobre Cruise.

As operações da Cruise, portanto, não são apenas permitidas legalmente, mas consistentes com a operação legal de outros veículos comerciais registrados na Califórnia, disse a empresa em carta à Comissão de Serviços Públicos da Califórnia.

A agência municipal também criticou os planos de Cruise pela falta de serviços a bairros de baixa renda e tradicionalmente habitados por minorias, além de estrutura para acomodar cadeiras de rodas.

A organização Disability Rights California (Organização pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, em tradução livre) levantou questões semelhantes à da Comissão de Serviços Públicos da Califórnia, disse a Cruise.

A empresa afirmou que seus veículos podem comportar no banco de trás uma cadeira de rodas dobrável e um passageiro. A Cruise ainda acrescentou que seus planos de longo prazo prevêem atender a toda a cidade de San Francisco.