Vai longe o tempo em que as empresas consideradas bem-sucedidas eram aquelas capazes de fabricar produtos com elevado grau tecnológico, além de vendê-los a preços competitivos. Uma moderna política de recursos humanos e um bom relacionamento com os acionistas contavam pontos preciosos. Um conceito muito mais amplo passou a vigorar, exigindo também um ingrediente batizado de responsabilidade social. Por conta disso, a atuação no campo social vem crescendo em um ritmo intenso no empresariado nacional. Um bom termômetro desse fenômeno é o prêmio Top Social, criado em 1998 pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), com o apoio de DINHEIRO. O número de inscritos no prêmio saltou de 31 no primeiro ano para 154 na edição de 2001 ? a entrega do troféu aos 38 vencedores acontece no próximo dia 20, em São Paulo. ?A responsabilidade social está mexendo com a alma das empresas e passou a integrar o plano estratégico das grandes corporações?, avalia Lívio Giosa, vice-presidente da entidade e coordenador geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Social. Ele cita ainda dados de um pesquisa nacional, realizada recentemente pela entidade, para reforçar seus argumentos. As 1.715 empresas da amostragem respondem por projetos que consomem um total de R$ 1,67 bilhão por ano e beneficiam 36,8 milhões de pessoas.

Somadas, as companhias contempladas com o Top Social/2001 patrocinam projetos que atendem a 2,65 milhões de pessoas, nos quais já foram aplicados R$ 408,75 milhões. ?A responsabilidade social é um fenômeno novo que tende a deslanchar ao longo dessa década?, prevê Giosa. Apesar de ser uma iniciativa recente, o prêmio da ADVB já se firmou como um dos mais importantes do País. Os critérios são rígidos e levam em conta elementos como número de pessoas beneficiadas, tempo de duração do trabalho, resultados obtidos, além da capacidade do programa em fomentar a inclusão social. Ganharam o Top Social 2001 empresas como Copel, Cesp, Fiat, General Motors, CSN, Belgo Mineira, Nestlé, OPP Química, IBM e White Martins. Instituições financeiras como Banco do Brasil, Bank Boston e Unibanco também integram o grupo das corporações que tiveram seus esforços reconhecidos e premiados com a Top Social.