Apesar da queda do número de empregos formais em 2017, as perspectivas para 2018 são mais encorajadoras. Levantamento da Vagas.com, empresa de soluções tecnológicas para recrutamento e seleção, indica que o número de oportunidades de trabalho anunciadas no ano passado aumentou 11%, alcançando 147.897 novas oportunidades.

A oferta cresceu a partir do terceiro trimestre. A maior quantidade de vagas anunciadas foi para cargos de entrada nas empresas, como juniores e trainees, com avanço de 26%. Vagas em níveis de suporte a gestão, especialmente para profissionais plenos e seniores, também tiveram leve alta. Em contrapartida, cargos de média e alta gestão ainda não retomaram.

Puxando o bloco. O setor de comércio puxou a fila, com alta de 8% na oferta de vagas, seguido pela indústria, com acréscimo de 5% frente a 2016. Na contramão, o setor de serviços apresentou retração de 3%. Instituições financeiras, companhias de telecomunicações e de tecnologia lideraram as publicações de trabalho, mas não impediram o saldo negativo do setor.