O maior avião comercial do mundo, o Airbus 380 pode estar com os dias contados, e seu destino depende da companhia aérea Emirates. A empresa de Dubai fechou no último ano um acordo histórico com a fabricantes de avião, que consistia na compra de 20 aeronaves A380, com opção de adicionar mais 16 unidades ao pedido.

A entrega fez com que a Airbus contratasse cerca de três mil trabalhadores para completar os pedidos, que começarão a ser entregues para a companhia em 2020. Porém, agora a Emirates está reconsiderando o acordo e existe a possibilidade de que ele vá por água abaixo, com a aérea querendo trocar o pedido dos gigantes pelos econômicos A350.

O movimento da Emirates não é inédito. Em 2014, a empresa dubaiense cancelou um pedido de 70 A350, que renderia a Airbus US$ 16 bilhões. Fontes próximas da fabricante já afirmou que eles tem planos de parar a produção do gigantes dos ares.

A ideia da Airbus vai de encontro com uma tendência cada vez maior no mundo da aviação de priorizar aviões “cost-efective”, com menor consumo de combustível que dão as aéreas maior margem de lucro nas viagens. Dessa maneira, aeronaves de quatro motores – caso do A380 – se tornarão cada vez mais obsoletas.