A Embraer realizou nesta sexta-feira (13) o primeiro voo teste da sua aeronave totalmente elétrica. “Na jornada rumo a um futuro líquido de emissões zero de carbono, outra iniciativa da Embraer atingiu um novo estágio com o início da campanha de testes de voo da aeronave demonstradora elétrica”, destacou a empresa por meio de nota.

Desenvolvido para avaliar novas tecnologias e soluções que possibilitem uma propulsão 100% elétrica e aeronáutica mais sustentável, o demonstrador realiza testes nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, em São Paulo, Brasil.

+ Embraer tem primeiro lucro líquido desde 2018

Este é mais um passo promissor na cooperação científica e tecnológica que reúne a Embraer e dois fornecedores de soluções de mobilidade elétrica, WEG e EDP. A estratégia de inovação aberta acelerou o desenvolvimento das tecnologias necessárias para aumentar a eficiência energética das aeronaves do futuro por meio do uso e integração de dispositivos elétricos em um sistema de propulsão inovador.

Energia, desempenho, controle, gerenciamento térmico e segurança operacional foram os principais recursos avaliados nesses primeiros voos tripulados. O objetivo é demonstrar as condições reais de voo por meio de resultados obtidos em simulações computacionais, testes de laboratório e integração terrestre de tecnologia, ocorridos desde o segundo semestre de 2019.

“O primeiro voo de uma aeronave é sempre um marco importante, e a decolagem de nossa primeira aeronave elétrica de emissão zero também representa a contribuição relevante de nossas equipes e parceiros para a transição energética do setor ”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente de engenharia, desenvolvimento tecnológico e estratégia corporativa da Embraer.