A Embraer publicou na sua conta no Twitter nesta quinta-feira (29) as primeiras imagens do que pode ser o novo modelo de aeronave da fabricante brasileira. A expectativa é que um avião comercial turbo-hélice esteja cada vez mais perto de ser produzido pela empresa.

De acordo com informações da Aeromagazine, ainda não há detalhes sobre o avião, mas a Embraer confirmou por meio de um dos seus executivos que a fabricante estuda um projeto comercial do turbo-hélice. O modelo poderá ser produzido em parceria com uma fabricante internacional.

+ Governo lança programa para simplificar normas da aviação
+ Startup faz primeiro voo com aeronave de tamanho comercial abastecida com hidrogênio

A análise é que a divulgação de uma imagem do provável avião pode demonstrar avanço nos estudos para uma nova categoria de mercado. A Aeromagazine lembra que, até meados dos anos 2000, a Embraer tinha o EMB-120 Brasília, um turbo-hélice regional para até 30 assentos, mas com poucas perspectivas de vendas.

No entanto, de lá para cá houve o envelhecimento dos principais aviões comerciais turbo-hélices do mercado, somados ao novo cenário que poderá emergir após a pandemia, pode ampliar as chances de um avião intermediário entre o Brasília e a família ATR, do consórcio franco-italiano que tem a Airbus como uma das sócias.

Também nesta quinta-feira, o vice-presidente de marketing da aviação comercial, Rodrigo Silva e Souza, em entrevista ao podcast Airfinance Journal Week, apresentou detalhes dos planos da fabricante brasileira para a aviação comercial para o pós-pandemia.

Entre as novidades está a previsão de uma aeronave voltada para o mercado regional, com capacidade para menos de 100 assentos.

Um dos destaques do modelo poderá ser o uso de novas tecnologias de propulsão, inclusive com um motor híbrido-elétrico.