A Embraer anunciou nesta terça-feira, 18, que assinou um contrato com o governo de Kiribati, em parceria com a companhia aérea nacional, Air Kiribati, para um pedido firme para dois jatos E190-E2 e direitos de compra para duas aeronaves do mesmo modelo. Com o exercício de todos os direitos de compra, nos atuais preços de lista, o contrato tem valor de US$ 243 milhões. Segundo a empresa, o pedido será inserido na carteira de pedidos (backlog) do quarto trimestre de 2018.

Em nota, a Embraer destaca que a Air Kiribati será a operadora de lançamento do E190-E2 na região da Ásia-Pacífico (excluindo a China). “Este pedido ocorre após uma turnê de três semanas pela Ásia-Pacífico do E190-E2 com a pintura Shark, em outubro, que incluiu uma parada em Tarawa, capital do Kiribati”, informa a fabricante brasileira.

“Trabalharemos em estreita cooperação com a companhia aérea para ajudá-la na transição da atual frota para o E190-E2 por meio do nosso pacote de serviços e equipe de suporte na região”, destaca em nota o diretor para Ásia-Pacífico da Embraer Aviação Comercial, César Pereira.

O E190-E2 faz parte da nova geração de aeronaves E-Jets E2 da Embraer, que pode acomodar de 70 e 150 passageiros. O E190-E2, especificamente, pode acomodar até 114 passageiros e foi o primeiro membro da família de E-Jets E2 a entrar em operação, em abril de 2018.