O embaixador dos Estados Unidos em Moscou, John Sullivan, que voltou a Washington há dois meses devido a um esfriamento nas relações entre os dois países rivais, retornará à Rússia “esta semana”, anunciou o Departamento de Estado americano nesta segunda-feira (21).

Os presidentes dos dois países, Joe Biden e Vladimir Putin, concordaram em Genebra em enviar de volta seus embaixadores. Anatoli Antonov voará de volta aos Estados Unidos no domingo.

O embaixador norte-americano, John Sullivan, “retornará a Moscou esta semana”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, a repórteres.

“Isso ocorre em parte porque continuamos comprometidos em abrir canais de comunicação com o governo russo, tanto como meio de promover os interesses dos Estados Unidos, quanto para reduzir o risco de erro de cálculo entre nossos dois países”, disse Price.

As relações se deterioraram consideravelmente depois que Biden assumiu o cargo em janeiro prometendo ser mais duro com a Rússia, pela suposta interferência nas eleições, hackers e repressão aos dissidentes, entre outras coisas.

Sullivan deixou Moscou em abril, quando os dois países anunciaram uma onda de sanções e expulsões de diplomatas.

Antonov disse, ao se dirigir aos Estados Unidos, que estava “otimista” e buscava “relações igualitárias e pragmáticas”.

Os presidentes descreveram suas conversas em Genebra como francas, e Putin descreveu Biden, um político veterano, como um “profissional” que foi “muito atencioso” em suas conversas.

Biden derrotou Donald Trump, que expressou sua admiração por Putin mesmo enquanto seu governo pressionava Moscou.