ANCARA (Reuters) – Os Estados Unidos apoiam fortemente a rápida adesão da Suécia e da Finlândia à aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), dados os passos que os países já deram, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, nesta segunda-feira durante visita à Turquia, mesmo com seu homólogo turco enfatizando a necessidade de ações mais concretas.

A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão ao pacto de defesa transatlântica no ano passado, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, mas enfrentam objeções da Turquia.

Ancara diz que Estocolmo tem abrigado o que chama de membros de grupos terroristas. A Turquia indicou recentemente que aprovaria apenas a entrada da Finlândia na Otan.

+ Em Kiev antes de aniversário da guerra, Biden promete apoio à Ucrânia enquanto for necessário

+ Blinken promete ajuda de longo prazo à Turquia após terremotos devastadores

“A Finlândia e a Suécia já tomaram medidas concretas para cumprir os compromissos que assumiram no memorando de acordo trilateral que assinaram”, disse Blinken.

Reiterando que a questão de expansão nórdica da Otan não é bilateral com a Turquia, Blinken afirmou que os EUA apoiam fortemente a adesão da Suécia e da Finlândia à aliança “o mais rápido possível”.

(Por Humeyra Pamuk e Huseyin Hayatsever)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ1J0GK-BASEIMAGE