Em reviravolta, Bolsonaro veta renegociação de dívidas para micro e pequenas empresas

Fogo amigo: enquanto Guedes chama PEC dos Combustíveis de Kamikaze, filhos de Bolsonaro apoiam texto no Congresso (Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)
O presidente Jair Bolsonaro (PR) vetou nesta sexta-feira (7) o projeto que instituía o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp). O Projeto de Lei Complementar nº 46 permitia que mais de R$ 50 bilhões em dívidas de Microempreendedores Individuais e empresas adequadas ao Simples fossem parceladas.
O veto foi justificado no Diário Oficial da União por inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público.
+Aumento do salário mínimo eleva contribuição ao INSS: veja as tabelas
De acordo com o Globo, a decisão causou espanto na equipe econômica, que apesar de se posicionar favoravelmente ao veto, não acreditava que o presidente fosse vetar o projeto integralmente. O Ministério da Economia argumentava que o projeto não apresentava uma compensação financeira.
O projeto foi aprovado em dezembro do ano passado pela Câmara dos Deputados e previa facilitar o parcelamento de dívidas pequenas e microempresas que foram mais afetadas pelo cenário econômico e pandemia em até 15 anos.
Além disso, os descontos nos juros e multas aplicadas poderiam chegar a 90% e a 100% no caso dos encargos legais, a depender das perdas dessas empresas.
Após o veto de Bolsonaro, o projeto volta para o Congresso Nacional, onde ele pode ser mantido ou derrubado. Ele foi aprovado na Câmara por 382 a 10. Já no Senado, passou por votação simbólica.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
Bolsonaro Câmara dos Deputados Senado CNPJ como abrir uma MEI Congresso Nacional coronavírus Covid-19 Diário Oficial dívidas dívidas CNPJ Dívidas MEI economia equipe econômica finanças impostos MEI Jair Bolsonaro juros mei MEI microempreendedor individual microempresas Ministério da Economia pandemia Paulo Guedes presidente Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no mbito do Simples Nacional relp Renegociação de dívidas renegociação de dívidas MEI Simples Simples Nacional taxas MEI tributos MEI veto Veto Bolsonaro