Giro

Em nova baixa no MEC, presidente da Capes é escolhido reitor do ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) terá como novo reitor o professor Anderson Ribeiro Correia, que até agora estava à frente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC). A portaria com a nomeação foi publicada nesta terça-feira, 17, no Diário Oficial da União e a posse está prevista para o fim de fevereiro em São José dos Campos, de acordo com o divulgado pelo ITA.

O instituto informou que o processo seletivo havia sido iniciado em setembro do ano passado, quando 11 pessoas se apresentaram para a disputa do cargo. O nome de Correia foi escolhido em meio a uma lista tríplice enviada ao Comando da Aeronáutica. O novo reitor passa a integrar uma série de baixas no MEC, que, como o jornal O Estado de S. Paulo informou, indica que o ministro Abraham Weintraub vai sair do cargo.

Na semana retrasada, dois coordenadores da área de Alfabetização do MEC, Renan Sargiani e Josiane Toledo Silva, também deixaram o MEC. Além deles, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um dos órgãos mais importantes do MEC, Alexandre Lopes, não está mais dando expediente desde a primeira semana de dezembro.

A reportagem questionou o MEC sobre a reposição do cargo da Capes, mas não recebeu resposta sobre este questionamento. O ministério encaminhou respostas dadas por Correia a perguntas elaboradas pela pasta. Questionado sobre o legado que deixa na Capes, ele destacou o seguintes pontos: a recuperação do orçamento deste ano; a reestruturação do modelo de avaliação da Coordenação; a criação de um modelo de redistribuição de bolsas, contribuindo para a diminuição da assimetria nas diferentes regiões do País; o pagamento das bolsas apesar do contingenciamento; e a implementação do programa de internacionalização.

Ao longo do processo seletivo para o cargo de reitor, o ITA informou que o professor Correia defendeu cinco propostas para a nova função: melhorar o relacionamento institucional com a FAB e com a sociedade; modernizar o ensino de engenharia; fortalecer a pós-graduação e a pesquisa em conjunto com a graduação; modernizar a gestão; e oferecer mais resultados à sociedade.

“O ITA é um motor para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. O impacto do ITA é muito grande em toda a sociedade”, declarou de acordo com nota divulgada pelo instituto. Ele é graduado em engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1998 e mestre em engenharia de infraestrutura aeronáutica pelo ITA dois anos depois. Em 2004, concluiu doutorado em engenharia de transportes pela University of Calgary, no Canadá. Nos últimos três anos, esteve à frente da Pró-reitoria de Extensão e Cooperação do instituto da Aeronáutica.

O instituto declarou que entre os principais projetos do ITA para os próximos anos estão a renovação do quadro de professores, “pois muitos estão se aposentando”; a conclusão das obras de expansão; mais alinhamento do instituto com o Comando da Aeronáutica; e o investimento na cooperação internacional com intercâmbios e projetos conjuntos de pesquisa. “A gente quer que, cada vez mais, a mesma excelência da graduação esteja na pós-graduação”, disse o novo reitor, destacando a necessidade de manter atualizado o instituto, que foi fundado em 1950.

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?