Política

Em meio a críticas de Bolsonaro, presidente do STF recebe ministro da Defesa nesta 3ª

Em meio a críticas de Bolsonaro, presidente do STF recebe ministro da Defesa nesta 3ª

Presidente do STF, Luiz Fux, durante cerimônia no Palácio Itamaraty, em Brasília

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, recebe nesta terça-feira às 17h a visita do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, em meio a críticas e ameaças do presidente Jair Bolsonaro à corte e ao processo eleitoral brasileiro.



Segundo a assessoria do STF informou na noite de segunda, a reunião do ministro da Defesa com Fux foi pedida por Paulo Sérgio e o presidente do STF aceitou. Procurada na manhã desta terça, a assessoria do Ministério da Defesa não respondeu de imediato a pedido de comentário.

+ Mourão: Pedidos contra STF e volta da ditadura são ‘liberdade de expressão’

O encontro entre Fux e Paulo Sérgio ocorre dias após o aumento na escala de tensão entre Bolsonaro e a cúpula do Poder Judiciário.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Bolsonaro subiu o tom nos ataques ao STF após ter concedido um perdão presidencial ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). O parlamentar foi condenado pelo tribunal a quase nove anos de prisão pelos crimes de coação e ameaça contra ministros do próprio Supremo.

O presidente também voltou a atacar o processo eleitoral e exigir que as Forças Armadas possam contar os votos das urnas eletrônicas nas eleições de outubro.


Na manhã de domingo, em Brasília, ele não discursou aos apoiadores, mas compareceu rapidamente à manifestação favorável ao seu governo, marcada por críticas ao STF e ao Tribunal Superior Eleitoral, e afirmou, em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, que o ato era “em defesa da Constituição, da democracia e da liberdade”.

Pouco antes de se encontrar com o titular da Defesa, o presidente do Supremo vai receber às 15h a visita do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e de um grupo de senadores.

A assessoria de imprensa do Supremo confirmou o encontro de Fux com Pacheco. Disse que eles já tinham acertado de se encontrar. O tema do encontro é uma pauta aberta.

À Reuters, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que na semana passada o grupo de senadores já esteve com vários ministros do Supremo e também com Pacheco conversando sobre o atual momento político no país. Uma fonte próxima a Pacheco disse que a intenção é buscar baixar a temperatura neste momento de ataques à democracia, com um Poder atacando o outro. Segundo essa fonte, a ideia é tentar fazer uma espécie de meio-de-campo, “magistrar” esse conflito.

Na quarta-feira, Pacheco e esse grupo de senadores também deve se reunir com o presidente do TSE, Luiz Edson Fachin.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI420FL-BASEIMAGE



Tópicos

ABUSO DE PODER ação popular advocacia advogado advogados agressões verbais e ameaças aos ministros da Corte AGU Alexandre de Moraes ameaças ameaças à democracia André Luiz Figueira Cardoso André Mendonça anular a condenação APOIADORES Bolsonaro Bolsonaro Daniel Silveira bolsonaro hoje Bolsonaro indulto BOLSONARO/DANIEL SILVEIRA//PERDÃO Câmara CÂMARA/CCJ/DANIEL SILVEIRA/VICE-PRESIDÊNCIA Carlos Ferreira de Aguiar caso Daniel Silveira CCJ comissão Comissão de Constituição e Justiça Comissão de Segurança Comissão Permanente de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado condenação condenação Daniel Silveira condenado Conselho de Ética da Câmara Constituição constituição 1988 crime de responsabilidade Daniel Silveira daniel silveira altura daniel silveira ccj Daniel SIlveira deputado daniel silveira é casado? daniel silveira e esposa daniel silveira instagram daniel silveira marielle daniel silveira notícias de hoje Daniel Silveira pena Daniel SIlveira quem é? Daniel SIlveira tornozeleira eletrônica daniel silveira twitter DANIEL SILVEIRA/STF DANIEL SILVEIRA/STF/PF/TORNOZELEIRA decisão judicial decreto Democracia deputado federal deputado federal Daniel Silveira Direito DIREITO CONSTITUCIONAL direito penal festa Forças Armadas golpe impeachment bolsonaro impeachmento indulto indulto daniel silveira Indulto de Natal indulto o que é indulto presidencial ingerência entre os Poderes instituições Jair Bolsonaro juiz federal substituto julgamento Daniel Silveira stf julgamento de Daniel Silveira Justiça Justiça Federal do Rio de Janeiro Mariupol medidas antidemocráticas Ministério Público motociata bolsonaro nova repúblia nunes marques o que é golpe? o que é indulto? para que serve o indulto parlamentar PERDÃO perdão concedido por Bolsonaro a Daniel Silveira perdão presidencial Petrópolis PF polêmica presidente Jair Bolsonaro Princípio de Separação dos Poderes prisão Procuradoria-Geral da República protesto PSL do Rio de Janeiro Quais os crimes de Daniel Silveira? qual a diferença entre indulto e graça? ruptura ruptura democrática ruptura institucional Silas Malafaia SILVEIRA Silveira comissão Daniel Silveira indicado a comissão silveira comissão de segurança Silveira crimes STF stf ao vivo stf Daniel Silveira Supremo Tribunal Federal tornozeleira tornozeleira eletrônica União violação violação de decisão judicial