Newsletter

Em manifesto, SBP defende vacinação de crianças contra a covid-19

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, exige prescrição médica à vacinação contra a Covid-19 para crianças (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) disse que as mortes da população pediátrica por covid-19 não estão “em patamares aceitáveis” e defendeu a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, em manifesto divulgado na sexta-feira, 24. No texto, a SBP pede pela “urgente implementação de estratégias” para reduzir risco de complicações, hospitalizações e mortes do público infantojuvenil pela doença.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na quinta-feira, 23, que as mortes pela doença nessa faixa etária estão em nível que não demanda “decisões emergenciais”. Depois, declarou que o governo federal vacinaria o público, mas deve requisitar prescrição médica e a assinatura de um termo de consentimento pelos pais. As exigências não existem em outros grupos que já tiveram a vacinação autorizada e os Estados não pretendem exigir prescrição.



+ STF dá 5 dias para governo explicar prescrição médica a vacinação infantil
+ Queiroga diz que vacinação de crianças contra Covid será vinculada à prescrição médica

A imunização infantil com a vacina da Pfizer foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) há mais de uma semana e tem respaldo da comunidade científica – a SPB foi uma das consultoras externas da Anvisa para a decisão. A gestão Jair Bolsonaro, porém, abriu uma consulta pública sobre o assunto.

“Ao contrário do que afirmou recentemente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o número de hospitalizações e de mortes motivadas pela covid-19 na população pediátrica, de forma geral, incluindo o grupo de crianças de 5-11 anos, não está em patamares aceitáveis”, diz o manifesto da SBP. “Infelizmente, as taxas de mortalidade e de letalidade em crianças no Brasil estão entre as mais altas do mundo.”

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!



A instituição destacou que, desde o início da pandemia, 2.500 pessoas de zero a 19 anos morreram por conta da doença, mais de 300 delas confirmadas no grupo de 5 a 11 anos.

Conforme revelou o Estadão, o Brasil figurou no segundo lugar do ranking de crianças vítimas da covid no mundo, atrás somente do Peru. A cada 1 milhão de crianças de zero a nove anos existentes no País, 32 perderam a vida para a doença.

No manifesto, a sociedade ainda lembra das sequelas do quadro. A SBP apontou que há mais de 1.400 casos confirmados de Síndrome Inflamatória Multissistêmica (quadro grave de tratamento hospitalar, que se manifesta semanas após a infecção) em crianças, com mediana de idade de 5 anos. Ao menos 85 morreram por complicações neurológicas, cardiovasculares e respiratórias da síndrome, indicou.

A instituição ainda destacou que a vacinação se apresenta como alternativa para “controle e prevenção destes desfechos da doença e que está ao alcance dos responsáveis pelas políticas públicas de saúde do nosso País”. O imunizante, continua o manifesto, apresentou “elevada eficácia” nos estudos clínicos e nos testes no mundo real.

“O Brasil se encontra diante de hospitalizações, sequelas e mortes que são passíveis de prevenção em sua grande maioria”, destacou. “Ignorar este fato, minimizar sua importância e afirmar que elas são aceitáveis não são atitudes esperadas das autoridades. A sociedade espera e merece outro tipo de postura e de compromisso com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil”, finalizou.



Tópicos

adolescentes e crianças covid anvisa coronavac astrazeneca falta postos astrazeneca onde tem calendário de vacinação em guarulhos calendário de vacinação em são paulo calendário de vacinação em são paulo capital calendario de vacinação sp calendário oficial de vacinação em são paulo Conass conass o que é? conass o que faz? Conass receita médica vacina Conass vacina coronavírus covid SP criança crianças cronograma vacina covid sp em qual idade está a vacinação em são paulo? Em que idade está a vacinação em São Paulo? envase satisfatório coronavac escala de vacinação em são paulo faixa etaria vacina covid sp fila vacina sp filometro sp locais de vacinação em são paulo manifesto Marcelo Queiroga mega posto de vacinação são paulo Ministério da Saúde novas datas de vacinação em são paulo novo calendário de vacinação em são paulo ponto de vacinação covid são paulo posto de vacinação covid posto de vacinação covid são paulo prescrição médica quais vacinas estão sendo aplicadas em são paulo? qual a eficácia da vacina coronavac qual a idade da vacinação hoje em são paulo? Qual vacina está sendo aplicada em São Paulo? Queiroga REVACINAÇÃO revacinação em são paulo? São Paulo uma morte 24 horas SBP Sociedade Brasileira de Pediatria suspensão coronavac temperatura em são paulo transmissão adolescentes crianças vacina vacina do butantan vacina ja vacina ja cadastro vacinação vacinação 3ª dose vacinação adolescentes Vacinação crianças vacinação crianças governo queiroga vacinação dose de reforço vacinação em carapicuíba vacinação em osasco vacinação em são paulo capital vacinação infantil Vacinação Prefeitura de SP vacinometro sp