Giro

Em dia de calor, praias cariocas registram aglomeração

As praias do Rio de Janeiro voltaram a registrar, neste domingo (27), grande movimentação de banhistas. Medidas de restrição impostas pela prefeitura e pelo governo estadual em decorrência da pandemia de covid-19 foram mais uma vez desrespeitadas.

Por volta de 14h30, quando os termômetros registravam 33 graus, aglomerações eram registradas nas praias de Copacabana e de Ipanema, na zona sul da cidade. Além disso, muitas pessoas passeavam, sem máscara de proteção, no calçadão de Copacabana.

O município do Rio de Janeiro vem implementando um Plano de Retomada das Atividades Econômicas. Atualmente, está em curso a fase. Nesse estágio, o banho de mar está permitido, mas os banhistas não podem ficar na areia.

Na calçada da orla, as pessoas estão autorizadas a circular, mas devem utilizar máscara. Um decreto do governo estadual também mantém, ao menos até 6 de outubro, a proibição de permanência nas praias e lagoas.

Apesar das restrições, tem sido comum nos dias de calor a instalação de barracas, o uso de cadeiras, a venda de bebida alcoólica pelos ambulantes, a falta de uso de máscaras e a prática de altinha. Tudo isso está proibido.

Também não está permitido estacionar na orla aos sábados, domingos e feriados. Há exceção apenas para moradores, usuários de vagas especiais e turistas hospedados em hotéis da região. A prefeitura informou ter removido 186 veículos ontem (26).

“A Guarda Municipal mantém as ações de patrulhamento e de fiscalização das infrações sanitárias em  toda a cidade, incluindo as praias que contam nos finais de semana com reforço de 81 agentes atuando na orla, além do efetivo regular de 190 guardas nas zonas sul e oeste da cidade. Os agentes fiscalizam as posturas municipais nas praias, o estacionamento irregular e orientam a população sobre a atual fase de flexibilização”, informa o município.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?