Economia

Em conferência, presidente da Petrobras cutuca Bolsonaro

Crédito: Reprodução/Twitter

Do metrô de Londres talvez para Bolsonaro: a frase "Mind the Gap", estampada pelo ainda presidente da Petrobras, sugere cuidado com a defasagem entre um preço e outro (Crédito: Reprodução/Twitter)

Ainda presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco fez, nesta quinta-feira (25), sua primeira aparição pública desde que o presidente Jair Bolsonaro anunciou sua destituição. Durante conferência com analistas do mercado, em que comentou o lucro recorde da estatal no quarto trimestre de 2020, Castello Branco usou a camiseta “Mind the Gap” e cutucou o chefe do Executivo brasileiro.

Famosa nos trens de Londres por servir como aviso aos usuários sobre a distância entre o trem e a plataforma, a frase também pode ser compreendida como “atenção à defasagem”, ou, no jargão econômico, alertar sobre a diferença entre dois preços.

+ Apesar de indefinição de Nova York e fiscal local, Ibovespa sobe com Petrobras
+ Castello Branco: Entregamos a recuperação da Petrobras prometida

E foi exatamente a política de preços que custou a cabeça de Castello Branco, após forte pressão dos caminhoneiros em cima do preço do diesel. Atento ao setor e pensando em sua reeleição, Bolsonaro acabou assinando a demissão de Castello Branco na última sexta-feira (19) e desencadeou uma gigantesca crise que gerou bilhões em prejuízo à estatal na bolsa.



“Desde que assumi, em janeiro de 2019, comecei a implementar uma estratégia que foi seguida à risca. Nossa visão estratégica é baseada no lema ‘Mind the gap’, que está escrito na minha camisa. Pedimos emprestado ao undergound [metrô] de Londres o ‘Mind the gap’ porque, em vez de ter uma visão interna, ou seja, de nos compararmos com nós mesmos, queremos nos comparar com os melhores e ser o melhor ou pelo menos uma das melhores empresas de petróleo do mundo”, disse Castello Branco durante a conferência.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago