Ainda presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco fez, nesta quinta-feira (25), sua primeira aparição pública desde que o presidente Jair Bolsonaro anunciou sua destituição. Durante conferência com analistas do mercado, em que comentou o lucro recorde da estatal no quarto trimestre de 2020, Castello Branco usou a camiseta “Mind the Gap” e cutucou o chefe do Executivo brasileiro.

Famosa nos trens de Londres por servir como aviso aos usuários sobre a distância entre o trem e a plataforma, a frase também pode ser compreendida como “atenção à defasagem”, ou, no jargão econômico, alertar sobre a diferença entre dois preços.

+ Apesar de indefinição de Nova York e fiscal local, Ibovespa sobe com Petrobras
+ Castello Branco: Entregamos a recuperação da Petrobras prometida

E foi exatamente a política de preços que custou a cabeça de Castello Branco, após forte pressão dos caminhoneiros em cima do preço do diesel. Atento ao setor e pensando em sua reeleição, Bolsonaro acabou assinando a demissão de Castello Branco na última sexta-feira (19) e desencadeou uma gigantesca crise que gerou bilhões em prejuízo à estatal na bolsa.

“Desde que assumi, em janeiro de 2019, comecei a implementar uma estratégia que foi seguida à risca. Nossa visão estratégica é baseada no lema ‘Mind the gap’, que está escrito na minha camisa. Pedimos emprestado ao undergound [metrô] de Londres o ‘Mind the gap’ porque, em vez de ter uma visão interna, ou seja, de nos compararmos com nós mesmos, queremos nos comparar com os melhores e ser o melhor ou pelo menos uma das melhores empresas de petróleo do mundo”, disse Castello Branco durante a conferência.