Maior empresa do segmento de planos de saúde odontológicos do Brasil, a OdontoPrev repetiu o desempenho excepcional obtido em 2018 e foi, novamente, a vencedora da edição 2020 do anuário AS MELHORES DA DINHEIRO, na categoria Planos de Saúde. A companhia obteve boa pontuação nos critérios de sustentabilidade financeira, governança corporativa, inovação e qualidade, recursos humanos e sustentabilidade, analisados com base nos resultados obtidos durante o exercício de 2019. Focada nos segmentos massificados, que é formado por planos individuais e para micro, pequenas e médias empresas, a OdontoPrev cresceu 13% no ano passado, na comparação com 2018, obtendo uma receita operacional líquida de R$ 1,8 bilhão. A base de segurados atendidos também cresceu, e avançou para 7,4 milhões de clientes, um aumento de 2,3% em comparação a 2018.

Segundo o CEO da OdontoPrev, Rodrigo Bacellar, a estratégia da companhia para garantir – e expandir – a liderança de mercado da qual desfruta atualmente está baseada na manutenção do foco de atividades no público-alvo. Em 2019, o faturamento da empresa avançou R$ 201 milhões. “Os seguros massificados representaram 75% desse aumento de receita em 2019”, disse ele. “A companhia registrou um salto de 36% em relação ao resultado obtido em 2018.” Bacelar afirmou também que esse segmento apresenta tíquete superior, menor número de competidores, crescimento acelerado em relação ao mercado e margens diferenciadas.

De acordo com o executivo, o setor de planos odontológicos tem como vantagem a resiliência. Mesmo em períodos de crise financeira e de fraco desempenho da economia, como vem ocorrendo nos últimos anos, o segmento manteve um crescimento anual médio em torno de 12%. Esse cenário é drasticamente diferente do setor de saúde como um todo. A contração da renda e a aceleração da inflação médica vêm maltratando o setor. Os planos de saúde não-odontológicos vêm perdendo clientes ano após ano, desde 2015.

Rodrigo Bacellar Empresa: Odontoprev Cargo: CEO Destaques da gestão: ampliar o faturamento acima da média do setor.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela fiscalização do setor, em 2019 houve uma contração de 60,4 mil pessoas na base de clientes, que encolheu de 47,1 milhões de pessoas em dezembro de 2018 para 47,04 milhões no encerramento de 2019. O cenário para os planos odontológicos é completamente diferente. “Nos últimos dez anos, 10,9 milhões de brasileiros aderiram aos planos dentais, ante apenas 1,9 milhão que compraram planos de saúde”, disse Bacellar.

O executivo explica que a principal razão para isso é a acessibilidade ao plano dental, que custa 5% do valor total de um plano de saúde. Além do custo, o consumidor também busca comodidade e possibilidade de escolha, o que a OdontoPrev oferece por meio de uma rede de atendimento de alcance nacional e cerca de 31 mil profissionais credenciados. Mas se no ano passado a empresa apresentou bons resultados, em 2020 ela sentiu o impacto causado pela pandemia de coronavírus. O ano até começou bem. Entre janeiro e março, a OdontoPrev acrescentou 64 mil novos clientes à sua base, o melhor resultado para um primeiro trimestre, desde 2012. Porém, o resultado entre abril e junho foi menos animador. A companhia registrou uma queda na receita líquida de 3% em comparação ao mesmo período de 2019 e contabilizou a perda de 274 mil clientes, sendo 110 mil nos planos corporativos, 70 mil nos planos para pequenas e médias empresas e 94 mil nos planos individuais.

“Nos últimos dez anos, 10,9 milhões de brasileiros aderiram aos planos dentais, ante apenas 1,9 milhão que compraram planos de saúde” Rodrigo Bacellar, CEO da OdontoPrev.

Apesar da queda, o desempenho da OdontoPrev surpreendeu positivamente o mercado. Um relatório elaborado pelo banco Safra avaliou que “o lucro líquido ajustado por ação foi de R$ 0,23 no segundo trimestre, 17% mais do que o esperado”, e também concluiu que “o desempenho acima das expectativas ocorreu devido a uma reversão de provisão, com alguma ajuda de despesas gerais, com vendas e administrativas”. Há uma ponderação de que houve redução do uso dos serviços em função da quarentena, o que contribuiu para reduzir os custos. “No futuro, o ponto mais importante para o preço das ações, em nossa opinião, é o desempenho de sua base de membros”, afirmou o relatório do banco. Marca forte, altos retornos, ótimo modelo de negócios, preocupação maior com qualidade do que com preços baixos e um bom trabalho no controle de custos em sua rede de provedores de serviços são os pontos positivos descritos no relatório.

A tecnologia digital é uma das armas que a OdontoPrev tem usado para manter sua base de clientes e recuperar os que saíram. Sem saber o que estava por vir, a companhia investiu pesado na digitalização de processos no ano passado. Implantou um sistema de busca de dentistas que auxilia o cliente a encontrar a especialidade mais indicada, com visualização por lista ou mapa, e possibilitou o envio de guias de tratamento de forma totalmente digital. Um aplicativo usado para tornar mais ágil o trabalho de cadastro e vendas das corretoras foi melhorado para ficar mais funcional e, com a chegada da pandemia a empresa criou uma plataforma on-line que possibilita o esclarecimento de dúvidas e orientações por videochamada. Bacellar ressalta que não há fundamentos nessa crise econômica que afetem o desempenho do setor de forma permanente. “Seguimos otimistas com a retomada do crescimento a partir de 2021, e nos diferenciais do modelo OdontoPrev”, disse. “Se houve perdas no segundo trimestre, dados da ANS mostram que em julho os planos de saúde adicionaram 36 mil clientes e os odontológicos, 97 mil”.

As melhores

1. ODONTOPREV 452,90 PONTOS

2. BRADESCO SAÚDE 443,45 PONTOS

3. UNIMED-BH 437,03 PONTOS