PUBLIEDITORIAL

Em ano conturbado, diversificação de investimentos é essencial

Especialista recomenda inclusão de criptomoedas na carteira de investimentos para se proteger de imprevistos e abrir espaço a ganhos exponenciais

Em ano conturbado, diversificação de investimentos é essencial

 

 

 

Não importa se você é um investidor veterano ou novato, se tem mais ou menos capital disponível: diversificar as aplicações é uma das estratégias mais importantes para quem quer ganhar dinheiro no longo prazo.

O princípio é conhecido de todos, mas muita gente às vezes esquece a regra da diversificação, sonhando com altos ganhos no curto prazo. Assim, aposta tudo em um cavalo só e torce por ganhos altíssimos. Isso até pode dar certo vez ou outra, mas o risco envolvido nesse tipo de negócio é tão elevado que em geral não compensa – e, no longo prazo, tende a sempre dar em prejuízo, assim como o apostador que fi ca tempo demais no cassino invariavelmente sai com menos capital do que entrou. A banca sempre vence.

Segundo especialistas, o velho conselho de “não colocar todos os ovos no mesmo cesto” é especialmente verdadeiro no caso da alocação de investimentos. Já nos anos 1950, o economista Harry Max Markowitz (que viria a ganhar um Nobel de Economia em 1990), divulgou ao mundo a sua teoria do Modelo de Portfólio, até hoje usada por grandes gestores de capital ao redor do planeta. Analisando relações de risco e retorno em diversas carteiras de investimento, Markowitz comprovou que a diversificação era a estratégia mais inteligente para o investidor, fosse ele mais conservador ou mais agressivo.

Neste ano em especial, com a tramitação de importantes reformas no país – a começar pela da Previdência –, o cenário de alta volatilidade política e econômica sugere cautela redobrada. Saindo a reforma tal qual sonhada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, as ações mais dependentes do crescimento do PIB podem disparar. Se a reforma for muito modificada ou nem sequer sair, a tendência é de forte queda no Ibovespa, ao menos no curto e médio prazos. Como se prevenir, e, mais do que isso, ganhar dinheiro em um cenário como esses?

Igor Mallagoli, especialista de investimentos da Atlas Quantum, plataforma de investimentos em Bitcoin, ressalta a importância de diversificação do portfólio no cenário atual. E, para quem acha as criptomoedas arriscadas demais, avisa: “É importante ter sempre em mente o seu perfil de risco – investidores arrojados podem ter uma exposição maior, enquanto investidores conservadores devem ter uma exposição mais limitada. Porém acredito que todos devam ter alguma parcela de sua carteira de investimentos dedicada ao Bitcoin, por menor que ela possa ser. Ficar de fora dessa classe de ativos pode significar perder a chance de valorizações exponenciais, que podem ajudar o investidor a atingir retornos acima da média do mercado”.

Os riscos das criptomoedas, é claro, existem e não podem ser subestimados. Ativos como o Bitcoin são extremamente voláteis. Mas a chave de um portfólio inteligente está em saber dimensionar bem os percentuais alocados em cada classe de ativos, e não em ignorar possibilidades de alto risco e alto retorno. “Depois da queda em 2018, o Bitcoin já valorizou mais de 35% somente neste ano e acreditamos que há um longo caminho a ser percorrido e bastante espaço para valorização”, diz Mallagoli. “Entretanto, ainda que acreditemos na valorização da moeda a médio e longo prazos, isso não significa que será um caminho tranquilo: sem sombra de dúvidas haverá muita volatilidade, como é natural nesse tipo de ativo.”

De modo geral, segundo especialistas, quando um investidor coloca algo como 10% de seu capital em Bitcoin, por exemplo, está diversificando seus investimentos de modo prudente. Isso porque as criptomoedas têm baixa correlação com ativos financeiros tradicionais (ou seja, se a Bovespa despencar, não arrasta o Bitcoin com ela), o que reduz o risco total da carteira ao mesmo tempo em que abre espaço para a possibilidade de retornos exponenciais.

Para saber mais sobre diversificação de portfólio e investimentos em Bitcoin, acesse https://atlasquantum.com.