De acordo com relatório recém-divulgado pela Business Wire, consultoria de inteligência de mercado que pertence ao grupo Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, o mercado de plataformas de inteligência digital deve crescer 19% ao ano, em média, e chegar a US$ 56 bilhões até 2030. O motivo é uma combinação entre a crescente adoção de big data em soluções de análise avançada.

Essas plataformas fornecem insights em tempo real sobre o comportamento e as preferências do cliente. Elas se aproveitam dos dados gerados por humanos e por dispositivos para tomar as melhores decisões, além de fornecer ferramentas para gerenciamento e análise de dados e suporte para a tomada de decisões com clientes e prospects.

Em resumo, será fator-chave para o sucesso das marcas no universo e-commerce. Tanto que players renomados como Adobe (mais conhecida por produtos como Illustrator, Photoshop e Premiere), Google e IBM disputam o segmento. Apenas a Adobe faturou US$ 1,1 bilhão com sua plataforma em 2021, 17% acima de 2020.

(Nota publicada na edição 1285 da Revista Dinheiro)