A empresa automobilística de Elon Musk, a Tesla, ficou em último lugar no ranking do Estudo de Qualidade Inicial para 2020 da JD Power. A metodologia da pesquisa é simples. Os carros são classificados pelo número de problemas que cada 100 veículos do mesmo modelo apresentam nos primeiros 90 dias de uso. Este é o 34º ano que a JD faz a análise.

O estudo listou os veículos da Tesla em 32º lugar, com 250 problemas relatados para cada 100 veículos. Porém, segundo o presidente da divisão automotiva da JD, Doug Betts, a Tesla é uma participante especial.

+ Empresa de carros elétricos surge como principal concorrente da Tesla
+ Tesla poderá reabrir fábrica na Califórnia na próxima semana 

Betts disse que Musk não concede permissão para pesquisar os proprietários dos veículos em 15 estados, no sentido oposto de outras montadoras, segundo o site Fast Company.

O executivo da JD explicou que os dados são referentes à coleta em outros 35 estados e que, com isso, é possível estimar o resultado. É a primeira participação da Tesla na pesquisa.

As melhores marcas, segundo o ranking, são a Dodge (136 problemas), Kia (136), Chevrolet (141), Ram (141) e Genesis (142).