Negócios

Elon Musk revela design do foguete da SpaceX que levará turistas para a lua

Onze anos depois de lançar o primeiro foguete privado no espaço, o Falcon 1, Musk apresentou para o planeta aquele que deve ser o foguete que levará turistas a lua

Elon Musk revela design do foguete da SpaceX que levará turistas para a lua

Em um evento em Boca Chica, no estado americano do Texas, Elon Musk realizou uma apresentação de mais de uma hora para mostrar e falar de detalhes e novidades sobre a SpaceX, empresa de turismo espacial do empresário que divulgou pela primeira vez o design do foguete que irá levar turistas até a lua e, no futuro, para Marte.

Onze anos depois de lançar o primeiro foguete privado no espaço, o Falcon 1, Musk apresentou para o planeta aquele que deve ser a espaçonave que irá realizar os primeiros “tours” da empresa. Apelidado de Starship, a nave parece ter saído diretamente de filmes de ficção científica da metade do século XX, com um acabamento todo em aço inoxidável que a deixa com ar futurista. No total, serão feitas duas starships idênticas, a primeira, a Mark 1, foi apresentada no evento e Musk planeja colocá-la no espaço em um ou dois meses. Já a Mark 2 está na Florida, onde a SpaceX realiza grande parte de seus lançamentos. Os primeiros voos serão suborbitais, apenas para testes. A primeira viagem para a órbita terrestre deve acontecer em seis meses.

“A consciência é algo raro e precioso, precisamos fazer de tudo para preservar a luz da consciência. Temos que fazer de tudo para nos tornarmos espécies interplanetárias”, disse Musk durante evento, reafirmando sua persona pública, misto de visionário e idealista.

O modelo apresentado, porém, está longe de ser aquele que irá levar humanos a outros planetas. A forma final da Starship será feita em cima de um Super Heavy rocket buster, uma base de lançamento que virá com 37 motores Raptor, um dos motores de foguetes mais poderosos já produzidos. A versão suborbital da Startship virá com apenas 3 motores, enquanto a a missão orbital da máquina terá 6 propulsores deste tipo. O combo Starship/Super Heavy será o maior foguete lançado ao espaço da história da humanidade, destronando o foguete NASA Saturn V, que levou os astronautas da missão Apolo ao espaço.