O fundador da SpaceX, Elon Musk, revelou a mais nova plataforma de pouso de foguete flutuante no Twitter na última sexta-feira (9), junto com um vídeo de um drone voador circulando o navio.

O navio drone é totalmente automatizado, sem necessidade de rebocador para levá-lo ao Oceano Atlântico, próximo ao local de lançamento da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, acrescentou ele no Twitter.

+ Elon Musk testará rede de internet via satélite Starlink em duas remotas cidades chilenas

A nova plataforma será colocada para apoiar os lançamentos do Falcon Heavy no Atlântico e do carro-chefe da SpaceX, o Falcon 9, que envia regularmente satélites de banda larga Starlink para a órbita e astronautas da NASA e cargas para a Estação Espacial Internacional.

Os próximos lançamentos esperados da SpaceX são um Starlink definido em julho da Base da Força Espacial de Vandenberg na Califórnia, e a missão de carga ISS CRS-23 do Centro Espacial Kennedy na Flórida em 18 de agosto, de acordo com o calendário mundial de lançamento da SpaceflightNow .

“A Shortfall of Gravitas” substituirá o papel do antigo navio drone “Of Course I Still Love You”, que apoia os lançamentos do Atlântico desde 2015. Este mês, ele foi transferido para a costa do Pacífico. A SpaceX está acelerando os lançamentos de seus satélites Starlink na Califórnia, exigindo mais suporte para navios drones para capturar as partes reutilizáveis ​​de seus foguetes.

Enquanto isso, a nova platadorma trabalhará no Atlântico ao lado de outro navio drone da empresa. Os navios drones podem trabalhar juntos para pegar impulsionadores laterais reutilizáveis ​​de próximos lançamentos.