O carro modelo Y da Tesla provavelmente se tornará o carro mais vendido do mundo no ano que vem, disse seu CEO, Elon Musk, em teleconferência de resultados nesta semana.

De acordo com a Forbes, a Série F da Ford foi o veículo mais vendido dos EUA em 2020, com os americanos comprando apenas 787.422 picapes. Em comparação, a Tesla vendeu pouco menos de 500 mil veículos globalmente naquele ano. Em 2019, o carro mais vendido do mundo foi o Toyota Corolla , com vendas ultrapassando 1,2 milhão.

+ Tesla Model S de luxo: empresa customiza elétrico com ouro 24K; veja o preço

A Tesla não divulga dados de vendas para veículos individuais, mas disse em seus ganhos que vendeu 182.780 Modelo Y no primeiro trimestre de 2021. Ela disse que planejava aumentar suas vendas de veículos em uma média de 50% a cada ano, e acrescentou que em 2021 espera crescer ainda mais rápido.

“Achamos que o modelo Y será o carro ou veículo mais vendido de qualquer tipo no mundo e provavelmente no próximo ano”, disse Musk durante a teleconferência. “Portanto, não estou 100% certo no próximo ano, mas acho bastante provável. Eu diria mais provável do que não, que em 2022 o Modelo Y é o carro mais vendido de qualquer tipo no mundo.”

Musk reiterou suas metas de vendas do Modelo Y no Twitter, onde disse que “parece bastante provável, pelo menos com base na receita em 2022 e possivelmente no total de unidades em 2023”.

A Tesla atualmente produz o SUV Modelo Y em suas fábricas de Fremont, Califórnia, e Xangai, China . Ela também planeja fazer o carro em suas fábricas em construção em Austin e Berlim, e deve iniciar a produção e as vendas no próximo ano. Zachary Kirkhorn, CFO da Tesla, disse na segunda-feira que o Modelo Y teve uma “grande recepção” na China, onde começou as entregas em janeiro .