Após a conclusão da “gigafábrica” em Gruenheide, na Alemanha, em outubro deste ano, o CEO da Tesla, Elon Musk, pretende construir um projeto semelhante no Reino Unido, segundo o jornal Express.

As declarações foram proferidas à margem de uma visita ao local para interrogar líderes estaduais e executivos da empresa que está construindo a fábrica.

+ Jeff Bezos processa governo dos EUA por contrato com empresa de Elon Musk

Vale lembrar que a empresa norte-americana adiou a abertura da “gigafábrica” para o final de 2021, um atraso que está alegadamente relacionado com burocracias da parte do estado alemão, além de outros obstáculos respeitantes a preocupações ambientais. Dado que a agência ambiental alemã ainda não deu a aprovação final do projeto, está em cima da mesa um novo adiamento da abertura, que poderá estender-se até 2022.

Segundo o secretário de Negócios britânico, Kwadi Kwarteng, o Reino Unido poderá se beneficiar desse atraso, com Musk a começar a manifestar “interesse” em construir a “gigafábrica” em território britânico.

Ao que tudo indica, Musk escolheu a Alemanha para a terceira maior fábrica de construção da empresa porque queria aproveitar a experiência em engenharia e fabrico que permitiu à Mercedes-Benz, Audi e BMW dominar o mercado global de automóveis de passageiros de luxo.