O bilionário Elon Musk é o dono de 9,2% das ações do Twitter. O dono da Tesla teria feito a transação no dia 14 de março e agora seria o detentor de quase 74 milhões de ações da plataforma, conforme documento apresentado a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, informou a Reuters.

Com a notícia, as ações do Twitter dispararam na manhã desta segunda-feira. Ao final do pregão de sexta-feira (1), uma ação da empresa era avaliada em 39,31 dólares, enquanto que na manhã de hoje elas já haviam superado a barreira dos 49 dólares.

+ Musk deve se tornar o primeiro trilionário da história em 2024, diz pesquisa

Curiosamente , o Twitter é a rede social em que Musk é mais ativo. Sua conta possui mais de 80 milhões de seguidores e é por lá que ele costuma postar sobre sua vida, suas empresas, além de compartilhar memes.

Também na plataforma, ele postou no dia 24 de março (após ter comprado as ações) sua preocupação com o algoritmo e como ele afeta a liberdade de expressão dentro do Twitter. Chegou a postar uma enquete se a plataforma segue a afirmação que a “liberdade de expressão é essencial a democracia” e ainda avisou as pessoas: “As consequências desta pesquisa serão importantes. Por favor, vote com atenção.”

Apesar de agora ser dono de 9,2%, o homem mais rico do mundo não tem, ao menos por enquanto, uma função ativa na gestão do Twitter.